MENU
dossiê promocional
especial sustentabilidade
ambiental | entrevista

Procura de soluções mais sustentáveis cresce

Patrícia Santos, CEO da Zome

Tendência no sector imobiliário reflete preocupação dos investidores com os problemas ambientais





P atrícia Santos, CEO da mediadora imobiliária portuguesa Zome, com sede em Braga, defende que “é preciso garantir uma maior oferta de imóveis com alta eficiência energética para assegurar a melhoria da sustentabilidade dos imóveis atuais e futuros”.

Fundada em 2019 através da fusão de duas empresas de referência do sector imobiliário, a Zome conta hoje com 1200 colaboradores repartidos por 22 hubs da Península Ibérica e faturou mais de 500 milhões de euros no ano passado.

O pensamento e as ações sustentáveis implicam a concentração nas necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem às suas em termos económicos, ambientais e sociais. De que forma é que isso é feito na Zome?

O impacto das alterações climáticas preocupa cada vez mais quem investe e tem um reflexo direto nas escolhas de quem procura comprar e na própria atividade do sector imobiliário. Metas implementadas pela comunidade europeia, como os objetivos de reduzir 55% das emissões até 2030 e de neutralidade carbónica até 2050, constituem um forte incentivo para o mercado imobiliário implementar medidas sustentáveis. Para além disso, quem compra casa procura cada vez mais uma boa certificação energética na sua habitação e que esteja inserida num edifício neutro em carbono. Do lado das empresas, esta preocupação também é crescente.

As mediadoras imobiliárias têm um papel importante a cumprir no que diz respeito à sustentabilidade. Na Zome tentamos manter uma consciência sustentável em toda a nossa atividade, desde a forma como trabalhamos até aos imóveis que vendemos. E fazemos isso porque sabemos que pequenos gestos, por menores que sejam, podem originar grandes resultados e todos devemos contribuir para a resolução dos problemas ambientais.

A garantia de uma experiência 100% digital aos clientes no processo de compra e venda de imóveis é um dos nossos contributos para esta forma de estar mais sustentável. Decorre através das plataformas Zome Now, que permite que todo o processo decorra à distância, ou Zome GO!, que possibilita iniciar o processo de venda de imóveis de forma remota. Além disso, aplicamos uma política de máxima eficiência energética nos nossos hubs imobiliários.

As pessoas que procuram imóveis têm hoje preocupações em relação ao impacto do “seu” novo espaço no ambiente e procuram soluções mais sustentáveis?

A procura de soluções mais sustentáveis a nível energético e de conforto é crescente. Reflete uma mudança na forma de estar na vida e tem grandes vantagens nos gastos a longo prazo. Como os clientes da Zome estão cada vez mais sensibilizados para o tema, disponibilizamos na nossa carteira cada vez mais imóveis com soluções de construção mais sustentáveis e a melhor classificação energética do mercado. Para além disso, procuramos sensibilizar os construtores e outros players para esta tendência, de forma a implementarem melhores práticas ambientais na construção e recorrerem a materiais mais amigos do ambiente.

Para assegurar a melhoria da sustentabilidade dos imóveis atuais e futuros é preciso garantir uma maior oferta de imóveis com alta eficiência energética. Dessa forma, conseguiremos responder à sua procura crescente e às exigências de clientes cada vez mais conscientes e preocupados com a redução da sua pegada ecológica.