MENU
dossiê promocional
especial sustentabilidade
ambiental | casos de sucesso

Inovação e sustentabilidade

Filipe Antunes, diretor de Inovação e professor universitário, Sónia Fiúza, sócia e diretora de Sustentabilidade da empresa, e João Santos, sócio e CEO da Science351

A Science351, empresa de I&D, tem apostado com sucesso na criação de soluções inovadoras e sustentáveis para responder às solicitações do mercado





F undada em 2018, a Science351 é uma fornecedora de referência de serviços de investigação & desenvolvimento (I&D) e inovação para empresas nacionais e internacionais. Com a missão de transformar conhecimento científico em valor acrescentado para o cliente, procura “tornar o impossível possível”, com foco na evolução positiva do tecido empresarial e na mudança para um mundo mais sustentável. Para isso conta com uma equipa qualificada de colaboradores, treinada para aplicar I&D ao desenvolvimento de produtos inovadores.

Presente em Portugal e em Singapura e dispondo de moderno laboratório para as áreas da química e de materiais no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, a empresa tem registado um crescimento superior a 100% ao ano desde a sua fundação. Entre os seus clientes constam o Grupo Nabeiro (Portugal), a Unilever (Reino Unido e Holanda), a BASF (Alemanha) e a Kraft Heinz (USA), entre outras.

O trabalho desenvolvido pela sua equipa contribuiu para a empresa ter recebido vários prémios nacionais e internacionais, de entidades externas e de clientes como a Unilever Global e IKW, que destacaram a Science351 como “a equipa mais influente para resolução de problemas de projetos de I&D”. Em 2019, a empresa recebeu a acreditação da Agência Nacional de Inovação, que constitui uma referência de qualidade e torna a Science351 elegível para auxiliar os seus clientes com benefícios fiscais.

Os estudos de viabilidade e o desenvolvimento de produtos são os pedidos mais frequentes dos clientes da empresa, que “estão cientes de que os produtos atuais serão substituídos por versões mais sustentáveis, eficazes, seguras e confortáveis num futuro mais ou menos próximo”, explica Filipe Antunes, diretor de Inovação da Empresa, acrescentando que “a Science351 ajuda-os a reinventar os seus negócios e portefólios, apoiando-os no sentido de se posicionarem mais próximos do que o mercado precisa”. O trabalho de I&D é realizado pela equipa da Science351 à medida do cliente, para valorização de resíduos, redução de custos e substituição de matérias-primas na perspetiva de uma economia mais circular e sustentável e para o desenvolvimento de produtos inovadores.

Atualmente, a Science351 tem uma estrutura montada para iniciar serviços de I&D de forma rápida e confidencial, com entrega dos protótipos logo no primeiro semestre.

Principais áreas de atuação da Science351

Embalagens sustentáveis, com conservação superior;

Embalagens inteligentes com novas funcionalidades;

Aproveitamento de resíduos para aplicação em produtos como cápsulas de café;

Biocompósitos e bioplásticos à base de polímeros naturais, como a celulose e lignina;

Revestimentos alimentares com prazo de validade prolongado, para redução de desperdícios;

Emulsificantes à base de resíduos vegetais;

Produtos desinfetantes e antibacterianos como o amaciador Final Touch, que confere à roupa propriedades antivirais;

Produtos alimentares congelados, que podem ser conservados a temperaturas mais elevadas, com menores custos de refrigeração e redução da pegada de carbono.