MENU
dossiê promocional
especial sustentabilidade
ambiental | casos de sucesso

Savills aposta na sustentabilidade

A Savills reforçou o compromisso com a proteção do ambiente através da instalação de painéis fotovoltaicos e de carregadores para automóveis elétricos, bem como da implementação dõ serviço de partilha de bicicletas e da eliminação de desperdícios energéticos





A consultora imobiliária Savills mudou para novos escritórios no Edifício Miguel Bombarda 4 (MB4), no centro da cidade de Lisboa, um imóvel requalificado pelas equipas da empresa. A obra, que colocou este edifício de autor, com 40 anos, na linha da frente da sustentabilidade energética e da proteção ambiental, permitiu à Savills transitar da categoria energética B para a categoria A, uma subida de dois níveis energéticos. Além disso, a empresa poupará cerca de 130 mil litros de água por ano.

Redução de emissões

A instalação de painéis fotovoltaicos irá inicialmente dar resposta a 26% das necessidades energéticas do edifício, fasquia que deverá subir até aos 39% no futuro. Estas transformações a nível do consumo energético vão permitir reduzir 66% das emissões de dióxido de carbono do MB4. A requalificação do MB4 previu também a potenciação do bem-estar dos colaboradores, com a melhoria da qualidade do ar interior, iluminação natural em mais de 80% dos espaços de trabalho e a implementação de medidas WELL, em linha com as políticas vigentes em matéria de ESG (Responsabilidade Ambiental, Social e de Governance).

A flexibilidade foi o principal mote na configuração do novo escritório da empresa

A estratégia de sustentabilidade do MB4 não se ficou pelos espaços interiores, já que o edifício contribui agora para uma mobilidade mais amiga do ambiente. Para além de postos de carregamento para veículos elétricos, disponibiliza um serviço de informação para os utentes sobre a rede de transportes públicos, um serviço de partilha de bicicletas elétricas e um parque de estacionamento para estes veículos de duas rodas.

Maria Leonor Botelho, associate architect da Savills Portugal, diz que a flexibilidade foi o principal mote na configuração do novo escritório da empresa, “hoje um espaço mais ágil e colaborativo, que promove soluções que funcionam individual e coletivamente”. Acrescenta que “navegar agora no escritório é menos stressante e proporciona aos colaboradores experiências diversas na utilização do espaço de trabalho”.

Cultura colaborativa

Com estas transformações do MB4, em linha com as preocupações globais em matéria de proteção ambiental e de combate às alterações climáticas, é possível não só reduzir ao máximo os impactos negativos no ambiente como também otimizar o desempenho da Savills, através da redução de custos operacionais e dos benefícios fiscais, fruto da subida de categoria energética, da certificação BREEAM e de sistemas de monitorização da performance energética do edifício. “Os nossos valores e cultura colaborativa, bem como a nossa preocupação com o outro e o futuro ambiental, estão bem presentes no resultado obtido neste escritório, onde impera a inovação”, salienta Patrícia Liz, CEO da Savills Portugal, defendendo que a empresa retoma agora o caminho para a normalidade com um olhar atento ao futuro.