MENU
dossiê promocional
saúde | casos de sucesso

Excelência vascular GEV: do Porto para o mundo

António Norton de Matos, diretor clínico e gerente do GEV

O Grupo de Estudos Vasculares, empresa médica do Porto formada por três gerações de cirurgiões vasculares, tornou-se referência mundial na área do tratamento do acesso vascular para hemodiálise





O Grupo de Estudos Vasculares (http://www.grupoestudosvasculares.com/) (GEV) nasceu no Porto há 40 anos, pela mão de quatro médicos empenhados em implementar a cirurgia vascular enquanto especialidade cirúrgica autónoma. Nos anos 80 do século passado, com a generalização da hemodiálise em Portugal, a crescente necessidade de criação e de tratamento dos acessos vasculares não obtinha uma resposta necessária dos hospitais públicos. Mais recentemente, em 2011, a organização da hemodiálise foi reestruturada com a criação dos CAV - Centros de Acessos Vasculares, convencionados com os centros de diálise, e foi nesta altura que o GEV, liderado pelo cirurgião vascular e de transplante António Norton de Matos, criou o seu próprio CAV, que atualmente presta apoio a 2700 doentes do Norte e Centro de Portugal.

Ao longo dos últimos anos, a equipa do GEV têm-se dedicado a criar, investigar e divulgar boas práticas em cirurgia vascular e angiologia através da colaboração multidisciplinar e altamente diferenciada das suas equipas, constituídas por cirurgiões vasculares, nefrologistas, anestesistas, enfermeiros e técnicos de radiologia.

Modelo de sucesso

O GEV desenvolveu com sucesso um modelo de gestão do património vascular do doente renal crónico amplamente bem recebido pela sua eficiência e pelo caráter inovador, apresentado em diversas publicações e em congressos da especialidade. O espírito de vanguarda e de excelência do GEV resultou na nomeação do seu diretor clínico e do seu coordenador científico como council members da Vascular Access Society, uma organização científica internacional europeia dedicada aos acessos vasculares.

Desta parceria vai resultar este ano a realização do congresso bienal daquela sociedade europeia – o VAS Congress 2023 –, que decorrerá no Porto entre 27 e 29 de abril.

A inovação e o pioneirismo marcam a performance dos médicos do GEV, que têm aperfeiçoado a utilização do ecodoppler – uma ferramenta de diagnóstico portátil, não invasiva e indolor, mas cuja manipulação exige destreza e aptidão na interpretação do resultado. Refira-se que, na área dos acessos vasculares, o protocolo de ecodoppler do GEV tornou-se referência mundial. Uma experiência que acabou por resultar na edição do manual EcoDoppler no Acesso Vascular para Hemodiálise, recém-editado em português e com traduções para inglês e espanhol em curso.

Partilhar conhecimento

Como referem os responsáveis do GEV, “o sucesso multiplica-se partilhando”. Por isso o GEV recebe anualmente para estágio internos de cirurgia vascular, internos de nefrologia e estudantes de enfermagem. Nos últimos, a equipa cirúrgica do GEV tem ainda efetuado, em regime de voluntariado, deslocações a Angola e Cabo Verde, quer para proceder à formação de equipas locais quer para realizar intervenções cirúrgicas.

O investimento em equipamento-chave individualizado e instrumentos cirúrgicos personalizados é outra das apostas da empresa. Mas, como gosta de frisar o seu responsável, “o verdadeiro coração do sucesso do GEV bate nas pessoas: a equipa GEV funciona como uma família unida, em que cada colaborador é integrado em toda a sua atividade”.