MENU
dossiê promocional
saúde | Painel de Notícias

Comissão Europeia lança Iniciativa Europeia de Imagiologia Oncológica


A COMISSÃO EUROPEIA LANÇOU a Iniciativa Europeia de Imagiologia Oncológica, que visa ajudar os prestadores de cuidados de saúde, os institutos de investigação e os inovadores a tirar o máximo partido possível de soluções inovadoras baseadas em dados vocacionados para o tratamento e a prestação de cuidados oncológicos.

Esta iniciativa, que será desenvolvida no âmbito do Plano Europeu de Luta contra o Cancro, procurará criar uma infraestrutura digital que ligue os recursos e as bases de dados de imagiologia oncológica em toda a União Europeia, assegurando, simultaneamente, a observância de elevados padrões éticos, a confiança, a segurança e a proteção dos dados pessoais. Por outro lado, também estabelecerá ligações entre as iniciativas nacionais e da UE, as redes hospitalares e os arquivos de investigação que contêm dados de imagiologia e outros dados de saúde pertinentes.

Graças à nova Iniciativa Europeia de Imagiologia Oncológica os investigadores poderão aceder mais eficazmente a uma maior quantidade de dados de alta qualidade, a fim de estudarem e aprofundarem a compreensão da doença. Por sua vez, os inovadores poderão desenvolver e testar soluções baseadas em dados para prestar determinados cuidados oncológicos.

Esta iniciativa facilitará o desenvolvimento de soluções baseadas em dados, que permitirão aos médicos tomar decisões clínicas, fazer diagnósticos, efetuar tratamentos e praticar uma medicina preditiva de uma forma mais rápida e precisa. Por exemplo, será possível integrar as novas tecnologias que utilizam a inteligência artificial (IA) num grande conjunto de dados normalizado e plenamente conforme com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), contribuindo para acelerar o desenvolvimento de ferramentas inovadoras que permitam diagnosticar o cancro mais rapidamente e contribuam para melhorar a prestação de cuidados personalizados. Na sequência deste lançamento. prevê-se que, até dezembro de 2023, a conceção da infraestrutura digital pan-europeia esteja concluída. Os fornecedores de dados poderão, em seguida, ligar-se a esta nova plataforma federada europeia.

A primeira versão da plataforma será publica até ao final de 2024, estando a publicação da versão final prevista para o final de 2025. Começará a funcionar em 2026.