MENU
dossiê promocional
MBA – Pós-Graduações | ABERTURA

Quer dar um salto na carreira? Que tal um MBA ou uma Pós-Graduação

Um trampolim para novas oportunidades no mercado de trabalho e uma ferramenta para desenvolver novas competências e skills. Estes são alguns dos argumentos frequentemente usados quando se fala de MBA ou de pós-graduações, formações executivas que podem fazer a diferença no sucesso de uma carreira profissional.





O mundo dos negócios atual exige cada vez mais líderes com qualificações especializadas, empenhados em manterem-se atualizados e valorizados no competitivo universo empresarial a que assistimos nos dias de hoje.

E para quem já está no ativo, com uma carreira profissional em progressão, seja em cargos de liderança ou não, os MBA (Master in Business Administration) e as pós-graduações são modelos de ensino especializado que funcionam como um complemento à formação académica geral, ou seja, à licenciatura, e que podem proporcionar a quem opta por eles mais e melhores oportunidades profissionais, seja no seio da própria empresa, seja no mercado de trabalho. Pelos benefícios que aportam, ou não fossem formação vista como “ferramenta de peso” no mundo empresarial, são uma aposta, e investimento, para muitos profissionais que ambicionam fazer um upgrade na carreira.

Têm características diferentes, sendo que, grosso modo, pode dizer-se que o MBA é a escolha mais indicada para quem pretende assumir um cargo de liderança e de gestão. As aulas apresentam, por exemplo, estudos de casos e atividades práticas, análises de mercado ou gestão de recursos humanos. Já a pós-graduação direciona-se a profissionais formados que estão atentos a novas tendências do mercado e que querem ampliar as oportunidades de desenvolvimento na carreira.

Normalmente associado a profissionais ligados às áreas de negócios, de gestão ou finanças, os MBA são também cada vez mais procurados por perfis profissionais que nada têm a ver com estes sectores de atividade. Pessoas que, apesar de trabalharem noutras áreas, como, por exemplo, tecnologia ou marketing, querem aprofundar conhecimentos e ter uma capacitação especializada, de forma transversal, na área da gestão, da economia, muitas vezes até para se dotarem de skills para enveredarem pelo empreendedorismo.

Reconhecimento além-fronteiras

Nos últimos anos, Portugal tem desenvolvido a sua oferta neste domínio da educação com inúmeras universidades e business schools a atualizarem a sua oferta, quer com MBA quer com pós-graduações em sectores do conhecimento muito diversificados. A qualidade da formação prestada tem, inclusive, atraído muitos candidatos internacionais para as escolas nacionais, algumas das quais já registam uma percentagem significativa de alunos. Para esta atratividade também tem contribuído a inclusão de algumas business schools nacionais em alguns dos mais conceituados rankings internacionais do sector. É o caso do Financial Times, que no seu último Global MBA Ranking 2023 (publicado em fevereiro deste ano) voltou a destacar a formação portuguesa, concretamente a The Lisbon MBA Católica/Nova que ocupa a 85.ª posição do ranking, num total de 100 instituições.

Já no European Business Schools Ranking, também do Financial Times, mas, desta vez, alusivo a 2022, a presença nacional também se fez notar entre as escolas de negócios da Europa. Vejamos: num total de 95 escolas, a Nova School of Business and Economics ocupou a 24.ª posição, a Católica Lisbon School of Business and Economics a 27.ª, a Porto Business School a 59.ª, o ISEG – Lisbon School of Economics and Management a 65.ª e o ISCTE – Business School a 67.ª posição.

Também o QS Global MBA Rankings 2023, elaborado pela consultora Quacquarelli Symonds para avaliar a performance dos MBA a nível global, destaca duas escolas portuguesas, a The Lisbon MBA e a Porto Business School.

Formação digitalizada

O que já tinha começado há alguns anos como uma experiência em algumas business schools, tornou-se uma realidade quase generalizada neste universo durante o período da pandemia de covid-19: a formação online, ou, em muitos casos, híbrida, já que conjuga as vertentes presencial e digital. A realidade é que hoje em dia é possível obter uma educação de renome internacional sem ter que marcar presença, pelo menos a tempo integral, numa sala de aula. Ou seja, os online MBA acabam por ser programas com uma maior flexibilidade, uma vez que permitem fazer uma gestão do tempo adequada à disponibilidade pessoal e profissional do aluno. O que para profissionais com cargos muito exigentes e horários laborais muito preenchidos acaba por ser uma forma mais acessível e conveniente para fazerem uma formação executiva e continuarem a atualizar os seus conhecimentos e competências. E nesta matéria as business schools procuraram fazer o seu melhor, num processo de transformação digital que as tornasse distintivas no sector da formação executiva.

Ainda assim, a oferta de MBA na maioria das escolas de negócios mantém as modalidades “tradicionais”, isto é, o full-time MBA, talvez o mais semelhante ao modelo de curso académico, desenhado para estudantes que optam por fazer uma pausa na carreira profissional; o part-time MBA, desenhado para permitir a conciliação com a vida profissional e lecionado em período pós-laboral, uma alternativa para quem quer alcançar os objetivos académicos em paralelo com a atividade profissional, e ainda os Executive MBA – EMBA, concebidos para pessoas com bastante experiência profissional e que procuram desenvolver skills que os ajudem a assumir cargos de liderança a curto prazo.

Salto salarial no horizonte

Os objetivos para fazer um MBA podem ser variados, mas o crescimento profissional com objetivo de conseguir posições seniores de destaque, a preparação para o desempenho de funções de liderança de equipas ou de projetos, a mudança de sector de atividade ou a perspetiva de melhoria salarial estão entre os principais fatores de escolha. A realidade é que a eventual progressão na carreira que um MBA ou uma pós-graduação pode propiciar implica também alterações positivas na remuneração, ainda que com diferenças relevantes entre mulheres e homens. De acordo com uma análise efetuada pelo Financial Times no ano passado, as mulheres que têm um MBA no currículo auferem um salário inferior ao dos homens nas mesmas circunstâncias, além de terem mais dificuldade em evoluir na carreira profissional.

Tendo como ponto de partida os dados reunidos nos rankings internacionais efetuados ao longo dos anos, a pesquisa do Financial Times mostra que a diferença salarial entre homens e mulheres com um MBA é de 15 pontos percentuais inferior à média mundial. Estima-se que as mulheres ganham, em média, 0,77 dólares para cada dólar auferido pelos homens.

A pesquisa do jornal explica que a diferença salarial entre homens e mulheres antes de um MBA era de 10%, 2 pontos percentuais a mais do que durante os três anos depois dos diplomas. Apesar da disparidade, em termos percentuais o aumento salarial das mulheres foi maior do que o dos homens em 2016, 2017, 2020 e 2021.


Onde fazer um MBA em Portugal

São inúmeras as instituições portuguesas onde é possível fazer um MBA, muitas delas, como já vimos, bem posicionadas em rankings internacionais e reconhecidas pelos seus pares além-fronteiras. Apenas a título de exemplo, e de forma meramente indicativa, eis algumas universidades e business schools que lecionam este tipo de formação executiva em Portugal, algumas delas com a oferta de vários programas de MBA em simultâneo e, inclusive, com uma grande percentagem de alunos estrangeiros. Muitas destas instituições também oferecem um leque variado de pós-graduações.

• AESE Business School
• Católica Lisbon School of Business & Economics (SBE)
• Católica Porto Business School
• ISAG - European Business School
• ISCTE Executive Education
• ISEG Lisbon School of Economics and Management
• Nova School of Business and Economics
• Porto Business School
• The Lisbon MBA Católica-Nova
• Universidade Europeia
• ISG - Business & Economics School