MENU
dossiê promocional
MBA – Pós-Graduações | opinião

O impacto de fazer um MBA

Paulo Soeiro de Carvalho, diretor executivo do ISEG MBA




T ipicamente, as pessoas que decidem fazer um MBA têm como objetivo central obter uma formação avançada em todas as áreas da gestão que lhes permita evoluírem e afirmarem-se como líderes nas suas carreiras profissionais. Este objetivo em alguns casos passa por progredir dentro da organização onde trabalham, noutros casos o propósito é abrir novas oportunidades e experiências profissionais. Somado a estas dimensões, os participantes ambicionam desenvolver uma network valiosa, estarem expostos ao state-of-the-art dos negócios e terem experiências globais e inovadoras.

O que analisar na seleção de um MBA

Para quem decida avançar para um programa de MBA será muito importante identificar claramente quais as suas motivações. O que pretendo alcançar com o MBA? Onde pretendo estar daqui a cinco anos?

As respostas a estas questões trarão uma maior clareza sobre as dimensões a serem consideradas, onde se inclui desde logo o prestígio da escola e do MBA, o perfil do corpo docente e das experiências a que estarão expostos durante um período de 18 meses, o perfil dos pares e dos parceiros do MBA, pelo tipo de know-how e exposição a melhores práticas e frameworks a que terão acesso. Simultaneamente, o acompanhamento realizado aos participantes para apoio na definição e implementação do seu plano de carreira ou negócio, e mesmo de vida, deve ser cuidadosamente alinhado.

No caso do ISEG MBA, a área de Leadership & Personal Development, onde realizam uma jornada acima de tudo pessoal de definição da sua própria visão enquanto pessoas, profissionais e líderes, é considerada quase unanimemente como transformadora e muito valiosa no programa para alcançarem os seus objetivos.

O que distingue o ISEG MBA

O ISEG MBA é uma formação única e inovadora, que ao core da gestão junta cinco streams estratégicos, experiências imersivas e uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional essencial para os líderes do presente e do futuro. Os últimos três anos, fruto das circunstâncias que vivemos e ainda estamos a viver, deixaram bem clara a importância de gestores e líderes no sucesso das organizações, nomeadamente com a necessidade de terem de, além do domínio das matérias centrais da gestão, inspirar pessoas, serem ágeis na transformação dos negócios e visionários na inovação, quer por via da tecnologia quer dos modelos de negócio.

Os nossos parceiros globais são o World Economic Forum, fundamental para nos apoiar na identificação das big trends e permitir autênticas imersões aos participantes através de acesso exclusivo a ferramentas de prospetiva, o Instituto Superior Técnico, que assegura a stream de disrupção tecnológica e digital, e a Universidade de São Francisco, que nos possibilita a realização de uma experiência de uma semana em Silicon Valley, transformadora para os participantes na perspetiva da inovação e empreendedorismo.

Aos parceiros globais juntam-se ainda o Copenhagen Institute for Futures Studies, a Startup Lisboa, o VW SD Center Lisbon e a Academia da Força Aérea Portuguesa. Por fim, é de referir que o ISEG Sustainable Finance Knowledge Centre é igualmente um recurso muito valioso para o programa. O corpo docente do ISEG MBA, o MBA da Universidade de Lisboa, combina a excelência académica do ISEG, enquanto escola de economia e gestão de referência em Portugal, com um amplo e diversificado conjunto de professores, que inclui profissionais de referência nas suas áreas de atuação a uma escala nacional e internacional.

O que os participantes destacam no final do MBA? O impacto na carreira e vida dos participantes tem sido quase imediata, com evolução de carreira, início de negócios próprios e, acima de tudo, nas palavras dos participantes, a aquisição de competências, hard e soft, que permitem ambicionar qualquer desafio sem receio de abandonar a sua zona de conforto. Com sucesso e realização pessoal.