MENU
dossiê promocional
MBA – Pós-Graduações | Testemunho

“O Executive MBA foi um passo importante no contexto da minha carreira“

André Loureiro, subdiretor de Projeto e Construção na EDP Global Solutions




N um contexto mundial de constante transformação e num mercado cada vez mais diversificado, torna-se determinante ter a capacidade de atualizar conhecimento, de enriquecer conceitos, melhores práticas, de contactar com outras pessoas, partilhando experiências e dificuldades, na procura de ferramentas que nos permitam sermos melhores profissionais e sermos capazes de enfrentar os desafios constantes do dia a dia.

Enquanto project manager na EDP, com 15 anos de experiência e com uma base de formação em engenharia, apesar das muitas formações que fui tendo a oportunidade e privilégio de fazer, senti que o passo certo seria avançar para uma formação mais impactante e numa instituição de referência. Foi deste modo que avancei para a participação no Executive MBA do Iscte Executive Education.

A participação no Executive MBA, que recentemente terminei, permitiu embarcar numa viagem de 18 meses com um impacto muito superior ao que perspetivava, tanto pessoal como profissionalmente. Destaco três aspetos fundamentais: a possibilidade de aquisição de novos conhecimentos pautados pelo rigor, exigência e profissionalismo dos docentes e dos conteúdos programáticos, o alargamento da rede de contactos através da interação com colegas e corpo docente e, finalmente, a oportunidade que o programa nos dá de enriquecer o autoconhecimento através do reforço de soft skills e da promoção de um processo de reflexão importante.

Globalmente, considero o programa muito bem estruturado, com ciclos de aprendizagem sucessivos que permitem adquirir conhecimentos vastos de forma progressiva. Tendo base de formação em engenharia civil, destaco a base forte de conceitos nas áreas de finanças e economia, mas complementado de forma muito sólida em áreas determinantes como marketing, negociação, liderança ou gestão de pessoas, entre outras, proporcionando uma experiência única. Permite enriquecer conceitos e obter uma visão holística na análise de casos práticos e alcançar uma visão estratégica de empresas sólida e sustentada.

Destaco ainda a formação na London Business School, na fase final do programa, proporcionando o contacto com outra realidade, onde houve espaço para debate de casos práticos e de aquisição de conhecimentos na visão de topo da gestão estratégica de empresas.

Profissionalmente, a participação no Executive MBA contribuiu para uma promoção, permitindo-me dar um passo importante no contexto da minha carreira. Comecei a minha participação neste Executive MBA como gestor de projeto na construção de novos edifícios para o Grupo EDP e neste momento sou responsável pelas obras de investimento de construção e reabilitação de edifícios em Portugal, igualmente para o Grupo EDP. Mas, mais do que a progressão, dou principal preponderância ao desenvolvimento das minhas capacidades e autoconhecimento, que me permitem ser um melhor profissional nesta função ou noutra que venha a desempenhar. Aspetos como a capacidade de analisar os desafios de forma mais abrangente, analisando perspetivas, estratégias e relações de forma mais holística e metódica, o autoconhecimento fruto da autorreflexão proporcionada em muitos dos momentos do programa, dando espaço para trabalhar pontos de melhoria no perfil pessoal, foram e são determinantes para um posicionamento mais confiante e consistente.

Por fim, uma palavra para todos os meus colegas, sem os quais a experiência neste programa não seria a mesma. A rede de contactos ficará, sem dúvida, mais alargada, com relações que perdurarão no tempo e com benefícios no futuro profissional de todos.

Tenho hoje total certeza de que foi o passo certo no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Recomendo vivamente!