MENU
dossiê promocional
especial alemanha | CASOS DE SUCESSO

Apostar nas áreas de que o país mais precisa

Esta tem sido a estratégia da Siemens, que nos últimos anos investiu no Lisbon Tech Hub, um centro de competências internacional de tecnologias de informação (TI) que a empresa tem localizado em Portugal. Este centro reúne mais de 600 especialistas em TI.



ASiemens tem vindo a investir de forma consistente no apoio à transformação digital do tecido empresarial e industrial português. Neste âmbito, antecipando e fomentando o clima de prosperidade tecnológica que se vive em Portugal, a empresa criou o Lisbon Tech Hub, um centro de competências internacional de tecnologias de informação que instalou no país, concretamente em Alfragide, a sua sede.

Trabalham atualmente neste hub mais de 600 pessoas, essencialmente especialistas em tecnologias de informação de diversas áreas, como a cibersegurança, business intelligence, gestão do ciclo de vida de aplicações, gestão de projetos e serviços, assim como gestão de infraestruturas seguras.

De acordo com a empresa, este centro, juntamente com os cerca de 25 mil engenheiros de software que integram a equipa global da Siemens, explora o potencial que a digitalização encerra e cria um impacto positivo na sociedade em todas as áreas de intervenção da organização, da indústria à energia, passando pelas infraestruturas e transportes. Por outro lado, a equipa tem estado em constante crescimento. Assim, até 2020 serão contratadas mais 400 pessoas para perfis tão diversos como Blockchain Developer, SAP Developer, Portfolio Development Executive ou Cyber Defense Center Analyst, entre muitos outros. Aliás, atualmente estão em curso vários processos de recrutamento e existem cerca de 100 vagas abertas para a Siemens disponíveis no site da empresa (siemens.pt/jobs).

Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens Portugal, elege o Lisbon Tech Hub “como um dos mais recentes, mas também mais emblemáticos, investimentos da empresa no país. As equipas sediadas neste hub tecnológico estão a desenvolver soluções de software para a transformação digital de toda a Siemens a nível mundial e participam ativamente em projetos internacionais que contribuem para que, cada vez mais, Portugal seja sinónimo de excelência e inovação tecnológica”.

Recorde-se que a expansão deste centro, bem como a remodelação integral do edifício onde está instalado, faz parte do investimento de 25 milhões de euros que a empresa anunciou que iria fazer na digitalização do país até 2020.

Equipa focada na inovação

O Lisbon Tech Hub conta com uma força de trabalho jovem, altamente qualificada, motivada e geradora de ideias, que desenvolveu, por exemplo, o Siemens Traffic Airnalytics, uma nova tecnologia que promete revolucionar a análise de dados de tráfego rodoviário.

Trata-se de uma solução que permite gerar matrizes de volumes de tráfego e monitorizar a eficácia das soluções viárias adotadas. Esta resposta tecnológica também permite avaliar a eventual necessidade de introduzir medidas adicionais para melhorar a fluidez do tráfego, tais como semáforos ou rotundas temporárias.

Esta equipa está também a apoiar as indústrias portuguesas, no sentido de tornarem os seus processos produtivos mais eficientes e mais rentáveis através do desenvolvimento de aplicações para MindSphere, o sistema operativo aberto da Siemens para a Internet das coisas, baseado na nuvem. Este sistema conecta produtos, sistemas e máquinas, permitindo a recolha de dados em grandes volumes, para processamento avançado e otimização de processos, monitorização e manutenção preventiva.