MENU
dossiê promocional
especial alemanha | PAINEL DE NOTÍCIAS

5G chega à Alemanha


A VODAFONE LANÇOU RECENTEMENTE a rede 5G em mais de 20 cidades alemãs, um projeto que contou com a parceria estratégica da Ericsson, que apoia a operadora de telecomunicações no equipamento da rede. A Ericsson assegurou o desenvolvimento do hardware comercial Massive MIMO AIR 6488 e da Banda de Base 6630 a partir do respetivo sistema de rádio, utilizados na rede Vodafone. As estações de base 5G estão também ligadas à rede 5G Evolved Packet Core Network, da Ericsson.

Hannes Ametsreiter, CEO da Vodafone Alemanha, ativou as primeiras estações de base 5G num evento que decorreu em Düsseldorf, e que também incluiu uma demonstração de velocidades superiores a 1 Gbps com recurso a tecnologia da Ericsson, estando o espaço equipado com a rede de acesso via rádio da Ericsson, incluindo a tecnologia 5G Radio Dots e o equipamento 5G Evolved Packet Core.

“Estamos a entrar na era do 5G e a abrir pela primeira vez a nova geração móvel aos nossos clientes na Alemanha. Com as primeiras estações de base 5G pretendemos compreender melhor de que forma e em que locais os nossos clientes estão efetivamente a utilizar o 5G, para que a expansão da rede responda da melhor forma possível às necessidades”, afirmou o CEO.

Atualmente, a rede 5G abrange cidades como Colónia, Düsseldorf e Dortmund, mas a Vodafone Alemanha prepara-se para ter brevemente 120 antenas 5G e mais de 50 estações, cobrindo outras cidades, como Darmstadt, Mülheim an der Ruhr e Frankfurt. Até ao final de 2021 a empresa espera disponibilizar o 5G a cerca de 20 milhões de pessoas na Alemanha.