MENU
dossiê promocional
especial PME | opinião

Palavra de ordem: Mudança

Bernardo Maciel, CEO Da Yunit Consulting

Apesar de os benefícios estarem comprovados, as estratégias são desafiantes para os empresários





C iclicamente o Mundo e a Economia apresentam desafios provocados por crises de diferentes naturezas e que obrigam as empresas a reagir de forma excecional. É inevitável neste contexto de crise pandémica que os empresários questionem o seu negócio a diferentes níveis.

Da estratégia, ao modelo de negócio, passando pela estrutura organizacional e, necessariamente, nos planos de investimento em curso tudo tem sido alvo de reflexão. Assistimos nos últimos meses a formas diferentes de lidar com esse imperativo, sendo a agilidade e a rapidez os pontos críticos para essa adaptação. Quando analisamos a forma como as empresas têm lidado ao longo dos últimos meses com a transformação, e começamos a comparar resultados, verificamos que há um fator comum aos casos de maior sucesso: a rapidez na mudança.

A forma como as organizações reagem perante os diferentes estímulos, sejam eles de oportunidade ou de mudança, determinam de forma definitiva os resultados e o futuro das organizações. Quando confrontados com um momento como este de profundo estímulo à mudança, os gestores têm que estar alerta para reconhecerem essas potenciais oportunidades ou ameaças. Na Yunit Consulting, identificamos três momentos críticos onde se exige rapidez para fazer a diferença:

• No reconhecimento: O alerta para a necessidade de mudança e a rapidez com que os estímulos externos são reconhecidos como oportunidades ou ameaças. A tradução rápida do que acontece no mundo e nos diferentes mercados, seja ao nível económico, mas também político e social, condiciona e permite identificar sinais de mudança;

• Na decisão: A capacidade de decidir um novo ou diferente rumo e a velocidade com que essas decisões de ação são tomadas, é determinante. Colocar nos Board das empresas a informação das tendências identificadas, permite analisar e planear com mais capacidade, mas a rapidez das decisões é crítica para que o timing seja certeiro;

• Na execução: A capacidade de mudança efetiva e mobilização de recursos necessários são peça chave na implementação das ações. A rapidez com que se mobilizam e articulam os diferentes recursos, pessoas e processos determinam como a atuação das empresas é percecionada no mercado.

Temos acompanhado as empresas ao longo dos últimos anos, assistimos e apoiamos os gestores e empresários em contextos diferentes, desde a crise financeira internacional, uma fase seguinte de crescimento económico até esta pandemia à escala global. Em todos estes momentos trabalhamos desde a estratégia, à revisão dos modelos de negócio e ao business plan para desenhar cenários e sustentar decisões. Todas estas peças são cruciais para que o caminho a trilhar seja mais firme e seguro, mas o recurso a todos estes instrumentos junto com o timing certo e a velocidade da sua implementação faz a diferença nos casos de sucesso.