MENU
dossiê promocional
MBA & Pós-Graduações | Testemunho

Executive MBA, uma experiência transformacional

Ricardo Grilo, diretor de Operações dos Laboratórios Atral





A minha participação no Executive MBA do Iscte Executive Education, permitiu-me entrar numa viagem que considero disruptiva e transformacional, tanto do ponto de vista profissional como pessoal. Esta experiência foi vivida num contexto epidemiológico sem precedentes, em que a incerteza era a única certeza, o que, por si só, já era altamente desafiante.

A nível profissional, o programa teve um impacto extremamente relevante, principalmente nas seguintes áreas: financeira, estratégia empresarial e gestão estratégica de pessoas.

Sendo a minha formação de base engenharia, o meu principal objetivo enquanto diretor de Operações dos Laboratórios Atral, empresa farmacêutica que se dedica ao fabrico e comercialização de medicamentos, era adquirir e aprofundar conhecimentos na área de gestão financeira que me permitissem gerir melhor os projetos de investimento (construção de novas unidades de produção, aquisição de equipamentos…) e tomar decisões baseadas numa visão mais integrada, considerando todas as variáveis existentes, financeiras e económicas, de modo a criar valor para a organização. Este objetivo foi amplamente alcançado, e disponho neste momento de um conjunto de competências técnicas que me permitem tomar decisões de forma mais rápida e com menos riscos associados.

Apesar dos 22 anos de experiência profissional, a visão que tenho hoje da cadeia de valor das nossas operações, bem como as relações existentes entre as várias unidades de negócio (mercado nacional, mercado internacional e contract manufacturing), é bastante mais holística, permitindo-me contribuir de forma mais metódica e sustentada com inputs para a formulação, implementação e controlo da estratégia da empresa. Sabermos onde estamos, para onde queremos ir e o que temos de fazer para lá chegar passou a fazer parte do meu ADN.

Questões como que produtos? Que mercados? Que modelo de negócio a seguir? Crescimento orgânico versus inorgânico? são respondidas recorrendo a metodologias que cobrem os 360 graus de análise, considerando sempre o contexto interno, externo e os valores da empresa.

A definição de milestones e indicadores estratégicos, bem como a alocação dos recursos necessários, são fundamentais para que os objetivos sejam atingidos de acordo com os budgets e timings existentes no plano estratégico. Neste momento considero-me um ativo que com esta experiência foi valorizado e que faz parte da estratégia da empresa.

Os Laboratórios Atral contam com cerca de 285 colaboradores, distribuídos por várias unidades de produção e departamentos, com uma estrutura organizacional hierárquica que resulta do tipo de atividade, altamente regulamentada por várias autoridades. Assim, a gestão estratégica de pessoas é fundamental para que se consigam atingir objetivos operacionais sem comprometer a qualidade, eficiência e eficácia dos medicamentos produzidos. O Executive MBA, com as várias unidades curriculares e workshops dedicados às soft skills, promoveu vários momentos de introspeção e diagnóstico que me levaram a colocar em causa verdades absolutas, revelando que muitas vezes assumimos erradamente pressupostos preconcebidos que condicionam as nossas decisões e comportamentos. Com esta experiência foi possível identificar oportunidades de melhoria no meu perfil de liderança, permitindo-me gerir ainda melhor as pessoas, os principais ativos de qualquer organização, potenciando aquilo que são as suas qualidades e promovendo sempre a diversidade de acordo com a cultura da organização.

O MBA dotou-me das competências e ferramentas necessárias para encarar desafios ainda com mais confiança e como resultado deste longo percurso assumo neste momento a presidência da afiliada portuguesa e vice-presidência da Ibéria, da International Society for Pharmaceutical Engineering (ISPE), uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é estimular a partilha de conhecimento técnico e cientifico, contribuindo desta forma para o crescimento da indústria farmacêutica portuguesa.

Um último aspeto que certamente terá um impacto elevado no meu futuro profissional prende-se com o alargamento da rede de contactos, que contempla o corpo docente, oradores convidados e especialmente os colegas da turma, que cobriam diversas áreas de atividades económicas e cujas experiências foram sempre partilhadas com o intuito de enriquecer o programa.

Sinto-me hoje uma pessoa muito mais completa do ponto de vista profissional e pessoal.