MENU
dossiê promocional
PME | OPINIÃO

A transição digital nas empresas. Ninguém pode ficar indiferente

Daniela Esteves, partner da Finpartner





A transformação digital deve ser cada vez mais um mindset transversal a todos os sectores de atividade e que têm como objetivo final a melhoria da performance da empresa. Mas desenganem-se aqueles que acham que a transição tecnológica se prende apenas com o investimento na aquisição de novas tecnologias, não basta comprar softwares informáticos. Não, é muito mais do que isso! É um processo de implementação de soluções tecnológicas, aliadas ao levantamento contínuo de áreas de melhoria, que necessariamente se traduziram em mudanças estruturais na forma como hoje as empresas trabalham.

As empresas devem cultivar o espírito irrequieto, inovador e ambicionar mais. Não se devem conformar com produtos pré-feitos que existem atualmente no mercado. Antes pelo contrário, devem ter um espírito pioneiro e desafiar os fornecedores destas soluções a não venderem produtos fechados, mas sim produtos mutáveis às necessidades e realidades específicas de cada entidade.

Esta transformação deve partir do topo para a base, ou seja, os líderes das empresas desempenham um papel fundamental neste contexto, devem fomentar esta mudança emanando diretrizes claras sobre os objetivos a atingir e as mudanças estruturais que têm de ser levadas a cabo para os concretizar.

A transformação digital não é o futuro, mas sim o presente, e quem se recusar a ver isso ficará para trás. A mudança de mentalidade [...] é imperativa para atingir o sucesso

O papel do gestor tradicional, que concentra as responsabilidades e usa a sua autoridade para manter tudo sob controlo, não se enquadra nesta nova era digital. Esse paradigma tem de ser substituído por líderes comprometidos, que influenciem positivamente e inspirem as suas equipas. O comprometimento da liderança é determinante para o sucesso desta transição, pois sem ele os gestores serão um entrave desastroso para a evolução da empresa. Mas atenção, é importante referir que não é apenas responsabilidade das camadas de gestão de topo, apesar de estas terem de desempenhar um papel fulcral, pois é essencial igualmente que todos os colaboradores atuem como agentes de transformação digital e “remem” na mesma direção. É essencial que se sintam parte do projeto e que se demonstre por A + B o que estas soluções vão aportar ao seu trabalho diário e à empresa em si. Incentivar o debate e a troca de ideias, bem como a colaboração entre diferentes departamentos dentro da própria organização, ajuda a que este comprometimento surja e se fortaleça.

A transformação digital não é o futuro, mas sim o presente, e quem se recusar a ver isso ficará para trás. A mudança de mentalidade na forma como se gerem as empresas e como trabalhamos é imperativa para atingir o sucesso.