MENU
dossiê promocional
pme | Painel de Notícias

Metamorfose vai impulsionar competitividade das empresas


A ASSOCIAÇÃO BUSINESS ROUNDTABLE PORTUGAL (https://www.abrp.pt/) criou uma iniciativa integrada de corporate governance destinada a acelerar o crescimento e competitividade das pequenas e médias empresas portuguesas. Fruto da parceria entre o Instituto Português de Corporate Governance (IPCG), a iniciativa designa-se programa Metamorfose (https://metamorfose-governance.pt/) e visa apoiar as PME portuguesas a terem condições para o seu desenvolvimento e aumento de escala.

Concebido “pelas empresas para as empresas”, como afirmou no lançamento do programa Vasco de Mello, presidente da Associação BRP, o Metamorfose resultou da vontade de “42 grandes empresas, que acreditam que Portugal deve ter maior ambição para regressar ao top 15 europeu de riqueza per capita. Também nós, empresas, somos convocadas para esta missão de crescimento nacional, por isso, e defendendo a iniciativa privada, muitas das propostas que desenvolvemos dependem das próprias empresas da Associação BRP ou de outras que se pretendam associar, e não apenas do Estado”, salientou aquele responsável.

As expectativas são de chegar a mais de 50 mil organizações. O programa está disponível online e é composto por três ferramentas, a saber: um guia de boas práticas, um scoring e uma bolsa de conselheiros.

A primeira identifica um conjunto de 68 recomendações práticas que devem ser adotadas de forma evolutiva pelas empresas, tendo em vista o desenvolvimento do seu modelo de gestão e o reforço das estruturas de governance.

Por sua vez, o scoring permite medir a maturidade de cada empresa ao nível de governance, ajudando-as a conhecer os seus pontos fortes e fracos, enquanto a bolsa de conselheiros, com quadros superiores e executivos de empresas, vai desafiar e apoiar as equipas de gestão das PME a fazerem uma formação específica na área de governance.

Ana Paula Marques, líder do grupo de trabalho de corporate governance da Associação BRP, explicou que “com estas ferramentas ambicionamos apoiar as empresas a darem um importante salto de crescimento, que terá necessariamente efeitos positivos em toda a economia”.