MENU
dossiê promocional
tecnologia no centro da retoma | casos de sucesso

BFood: “Agora conseguimos controlar o ‘coração’ da produção”

A necessidade de garantir a integração vertical entre as diversas áreas da empresa e de assegurar maior controlo e qualidade da informação levou a BFood a escolher o ERP Cegid Primavera, com implementação a cargo da ZFCC Consulting. Em pouco tempo, o processo produtivo foi automatizado, com a informação a chegar em tempo real desde o chão da fábrica





O objetivo de qualquer empresa é a criação de valor através da constante melhoria de práticas, metodologias e processos operacionais. Aumentar a eficiência, por definição, é fazer mais com o mesmo. E este foi o caminho escolhido pela BFood, empresa especializada na produção e comercialização de produtos alimentares desidratados e liofilizados, que, ao adotar o ERP Cegid Primavera, tem agora uma visão geral do negócio, que, como explica Tiago Botelho, é fundamental na tomada de decisão. “O ERP Cegid Primavera permitiu-nos otimizar os processos e ter uma gestão holística, com toda a informação reunida num único local, o que nos permite ter uma análise de dados mais fidedigna e eficiente”.

Para Tiago Botelho, da BFood, esta solução, apesar de implementada há pouco tempo, vem colmatar os problemas com que lidava anteriormente. Por um lado, faltava qualidade na informação extraída e havia necessidade de automatizar processos, por outro, era necessário otimizar a produtividade na produção. Com o novo ERP, cuja implementação ficou a cargo da ZFCC Consulting, especialista na consultoria em soluções Primavera, “os módulos passaram a estar integrados entre si, a informação a cruzar e a fluir de igual modo por todos eles, e foram eliminados processos manuais que se tornavam morosos e inimigos da eficiência e da eficácia”, explica o responsável da empresa. Por último, acrescenta, “passámos a ter um controle praticamente online do processo produtivo, que, no fundo, é o coração do nosso negócio”.

Atualmente, a BFood tem em marcha o planeamento de todo o processo produtivo de forma praticamente automatizada, um melhor controlo das ineficiências ao longo do processo e informação em tempo real a partir do chão de fábrica. “Estas melhorias permitem-nos identificar as tais ineficiências, concebendo a tomada das necessárias ações corretivas atempadamente, e temos a informação a fluir entre os diferentes módulos, o que nos dá cada vez mais credibilidade e segurança nos outputs que extraímos.”

Trabalho de parceria é essencial

Para retirar o melhor partido de uma solução tecnológica é fundamental que todas as partes envolvidas estejam em sintonia perfeita. A escolha dos parceiros é, por isso, um dos fatores mais importantes antes de investir. Tiago Botelho justifica a opção pelo ERP Cegid Primavera, implementado com o apoio da ZFCC Consulting. “Da análise às propostas que recebemos e aos parceiros em si, sentimos que a proposta da ZFCC Consulting foi a que mais se enquadrou dentro das nossas necessidades.” Adicionalmente, o conhecimento demonstrado, a disponibilidade, a proximidade e a atitude positiva que transmitiram deu aos responsáveis da BFood a segurança que procuravam. Desde o início, “com o levantamento dos requisitos e depois com a implementação propriamente dita, sentimos sempre um acompanhamento e uma preocupação em responder às nossas necessidades ímpares”, reforça. Outro fator que destaca é a proatividade da ZFCC Consulting, como o diagnóstico realizado à situação da BFood, sugerindo otimizações a fazer nos processos existentes tendo em conta o sector de atividade, implementando as customizações e integrações necessárias, formando os utilizadores e prestando o devido acompanhamento e suporte.