MENU
dossiê promocional
tecnologia no centro da retoma | Painel de Notícias

Cloud, IA e cibersegurança concentram investimentos


AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A CAPACIDADE de escalar o negócio depende cada vez mais da adoção de tecnologias que reforçam a resiliência operacional. Segurança é o vértice com mais peso no triângulo das principais tendências na hora de escolher as ferramentas de suporte à atividade. O IDC FutureScape, na sua mais recente edição, identificou as tendências nas infraestruturas digitais que terão mais impacto nos negócios nos próximos cinco anos.

• Modelo as-a-service

Esta é uma forma de modernizar as infraestruturas das empresas sem um aumento de despesa muito elevado. A IDC estima que até 2026 65% dos investimentos em tecnologia sejam feitos neste modelo. Outra vantagem identificada é o combate à escassez de talento. Com esta abordagem as organizações têm menos necessidade de ter internamente estes recursos especializados.

• Aposta na ciber-resiliência

Não só por uma questão de segurança, mas essencialmente pela garantia de operacionalidade sem quebras, 65% das empresas do sector das TI irão comprar apenas soluções infraestruturais que incorporem mecanismos de ciber-resiliência nos próximos três anos.

• Inteligência artificial (IA) para automação

Reduzir a intervenção humana até 70% será possível através da introdução de ferramentas de automação baseadas em IA. Em simultâneo, as empresas reforçam o seu desempenho e segurança e reduzem custos.

• Computação cloud

Até 2025, 70% das empresas a nível global terão os seus negócios baseados em cloud para garantir uma segurança consistente e a conformidade regulamentar para cargas de trabalho e dados sensíveis específicos.

• Ecossistemas de parceiros

Até 2024, devido a pressões económicas, 50% das organizações que atuam à escala global darão prioridade à seleção de fornecedores de infraestruturas com base em ecossistemas de parceiros tecnológicos, garantindo uma redução de custos e mais eficiência e capacidade de resposta.