MENU
dossiê promocional
tecnologia no centro da retoma | casos de sucesso

Aprender a navegar em terra

Reduzir riscos e erros durante a formação são alguns dos benefícios do treino em ambientes virtuais e imersivos. Na inKlusion, soluções como o simulador NAVVR permitem uma aprendizagem baseada na experimentação com toda a segurança





A formação em atividades que implicam algum risco, como a condução de aeronaves, navios ou cenários de perigo no treino de bombeiros, por exemplo, sempre foi desafiante. No entanto, aos poucos, a tecnologia começou a dar uma ajuda preciosa, através de equipamentos simuladores, que agora são ainda mais eficientes no seu propósito graças à introdução de soluções de realidade virtual ou de realidade imersiva. Na inKlusion, a missão, desde a sua criação há 10 anos, passa por “desenvolver soluções inovadoras, onde procuramos sempre combinar pessoas criativas e talentosas com tecnologias emergentes, como a realidade aumentada e virtual”, conta João Dias.

O diretor executivo da inKlusion explica que a empresa procura criar soluções que permitam aos utilizadores tirar partido do potencial da realidade virtual (VR). Entre outras vantagens, “esta tecnologia ajuda a transformar processos e a forma como nos relacionamos com o mundo, tornando-o mais envolvente, imersivo e interativo”. O responsável salienta igualmente que este potencial não reside apenas no domínio do entretenimento, mas também em contextos de educação, formação ou treino. E exemplifica: “A realidade virtual pode ser usada para simular situações práticas que podem ser difíceis ou caras de reproduzir na vida real, como o treino de pilotos de avião, simulação de cirurgias médicas, ou simulações de combate.” A exploração de ambientes e espaços que não estão acessíveis na vida real, onde os utilizadores são transportados, por exemplo, para visitas a museus ou para a exploração de um ambiente noutra parte do mundo, são outras formas possíveis de aproveitar o potencial desta tecnologia imersiva.

Aprendizagem ativa e personalizada

Também em contextos de treino e formação a realidade virtual pode ser explorada numa perspetiva de implementação de uma aprendizagem ativa e personalizada. “Isto permite que os formandos assumam o controlo do seu próprio processo de aprendizagem, experimentando situações e resolvendo problemas por conta própria”, explica João Dias. Outra vantagem, acrescenta, é que “a experiência pode ser adaptada às necessidades e habilidades individuais de cada aluno, tornando a educação mais personalizada e eficaz”. Nos últimos anos a inKlusion tem focado o seu trabalho neste contexto do treino e da formação em realidade virtual, com destaque para o produto mais recente do seu portefólio, o NAVVR. Trata-se de um simulador VR de treino de navegação astral – o último recurso quando todos os outros sistemas de navegação existentes numa embarcação falham – e, portanto, “um tópico de extrema importância no ensino nesta área”, diz o diretor da organização. No entanto, reforça, “é um tópico de difícil aprendizagem, pela dificuldade que os alunos têm em visualizar e interpretar os conceitos, uma vez que colocar estes temas em prática é complicado por questões de logística. Não se pode controlar o tempo ou colocar um aluno em alto-mar com facilidade”.

O NAVVR vem solucionar estas dificuldades ao proporcionar um ambiente virtual imersivo, altamente configurável, onde o aluno pode escolher o local, o dia ou a hora onde o treino se vai realizar, assim como a duração do dia, por forma que 24 horas durem, por exemplo, cinco minutos. Desta forma, consegue colocar em prática todos os conceitos associados à navegação astral num ambiente seguro, onde pode repetir livremente cenários e aprender ao seu ritmo.

Com soluções como o NAVVR “podemos estender o desenvolvimento de soluções para diversas áreas onde a formação e o treino sejam partes integrantes do desenvolvimento da atividade”, revela João Dias. Assim, é possível obter um maior envolvimento e motivação dos utilizadores, devido à experiência imersiva e interativa proporcionada pela tecnologia. A compreensão e a retenção de informações são melhoradas, visto que os utilizadores podem ver e experimentar conceitos em primeira mão, em vez de apenas ler ou ouvir sobre eles. Permite ainda a prática segura de habilidades num ambiente virtual antes de serem realizadas na vida real, o que pode reduzir erros e riscos. Por fim, “conseguimos que os utilizadores desenvolvam habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico, permitindo que estes experimentem diferentes soluções para problemas complexos num ambiente seguro e controlado”.

A inKlusion, com o lançamento do produto NAVVR e após várias campanhas em ambiente virtual nos Natais dos shoppings da SONAE Sierra, estende as suas áreas de negócio e intervenção, onde se posiciona na linha da frente no mercado de soluções de treino, aprendizagem e formação em ambiente virtual e imersivo. A presente oferta de produtos e serviços permite às empresas e instituições uma ferramenta de trabalho que reduz tempos de integração e formação em postos de trabalho, aumenta a produtividade individual e coletiva e oferece à gestão técnicas avançadas de melhoria contínua.