MENU
dossiê promocional
tecnologia no centro da retoma | Painel de Notícias

5G será o suporte para negócios e novas tecnologias


NO MOBILE WORLD CONGRESS, que decorreu recentemente em Barcelona, o frenesim da apresentação de novas tecnologias e tendências voltou quase aos níveis pré-pandemia. Cerca de 88 mil visitantes passaram pelo espaço para avaliar as ofertas dos 2400 expositores que marcaram presença. No centro das propostas, e como suporte a grande parte das tecnologias emergentes, com destaque para a inteligência artificial, machine learning ou IoT (internet das coisas), esteve o 5G, que, na perspetiva das consultoras e de players no mercado tecnológico, será o grande dinamizador da sua aplicação. A nível mundial, estima-se que 30 países avançarão este ano para as redes de nova geração, juntando-se ao conjunto de nações que já iniciaram este caminho.

Em Portugal, cujo lançamento do 5G tardou face a outros congéneres europeus, a evolução da implementação destas novas redes tem acelerado e o seu funcionamento valeu, inclusive, um prémio à cidade de Lisboa. A capital foi distinguida como a cidade com a rede 5G mais rápida, com a NOS a receber também o prémio da rede 5G mais rápida do país.

A verdade é que as redes 5G já estão a ser utilizadas numa variedade de aplicações, desde serviços de streaming, gestão de portos e aeroportos, smart cities até casas inteligentes. No futuro, espera-se que estas redes se tornem ainda mais sofisticadas, com o potencial de fornecer ligações mais fiáveis e seguras. O seu impacto também será considerável ao longo dos próximos anos, nomeadamente na saúde, onde pode contribuir para a melhoria dos cuidados prestados, e na economia e nos negócios em geral. O aumento de produtividade que permite graças à maior resiliência das suas redes fará a diferença no time-to-market em muitas indústrias.