MENU
dossiê promocional
especial advogados | Painel de Notícias

Cuatrecasas dinamiza inovação no sector jurídico


O PROGRAMA CUATRECASAS ACELERA já ajudou mais de 40 startups a desenvolverem os seus negócios, e este ano, na sua oitava edição, voltou a selecionar seis projetos centrados nos sectores Fintech, Healthtech, Energy e Deeptech. Trata-se de uma iniciativa anual para descobrir novos projetos e testar tecnologias que permitam, em colaboração com a Cuatrecasas, conceber, cocriar e desenvolver pilotos relacionados com os desafios de negócio que as sociedades de advogados enfrentam atualmente. As escolhidas foram BeSplink (Portugal), Emily.ai, Polyrewards, SAI, Therminer e Tokencity (todas de Espanha). Este ano foram recebidas mais de 90 candidaturas procedentes de Espanha, Portugal e América Latina, e, como já ocorreu no ano passado, uma das startups selecionadas pelo júri para participar no programa é portuguesa. Com o foco na inteligência artificial generativa, os projetos selecionados tiveram de responder a grandes desafios: maximizar o conhecimento coletivo dentro da Cuatrecasas, fomentar a produtividade e a eficiência no sector jurídico através de sistemas de automatização, desenvolver soluções que permitam a digitalização da relação e melhorar a colaboração com o cliente para fomentar o customer engagement. “Continuamos a ver um aumento da maturidade das startups que se candidatam ao nosso programa. Foi tremendamente difícil escolher as seis, mas estamos muito entusiasmados com as selecionadas. O foco que pusemos em IA generativa também nos proporcionou um conjunto de startups diferentes”, afirmou Francesc Muñoz, CIO da Cuatrecasas.

As startups selecionadas reunir-se-ão em Madrid, em novembro, para participar nos bootcamps previstos para esta edição. Aí começarão a trabalhar para acelerar e potenciar o crescimento dos projetos juntamente com os mentores jurídicos, tanto de negócio como tecnológicos, que os acompanharão ao longo dos quatro meses de duração do programa. Durante este período, os empreendedores validarão e estabelecerão as estratégias de crescimento dos projetos, além de participarem em sessões de simulação de negociação e de identificarem os aspetos jurídicos que, derivados da aplicação das tecnologias disruptivas, podem ser utilizados para fomentar esse crescimento.

O programa Cuatrecasas Acelera conta também com a colaboração de representantes internacionais de venture capital, CEO de empresas de renome a nível global e peritos com grandes trajetórias no sector das startups, com os quais estas poderão também aprofundar relevantes questões jurídicas e empresariais e tratar assuntos do âmbito dos negócios tão relevantes como compliance, cibersegurança, growth hacking, UX/UI design, fundraising e finanças, comunicação e vendas ou cultura empresarial.