MENU
dossiê promocional
especial Ambiente pós-Covid-19 | CASOS DE SUCESSO

Grupo BBVA aposta na sustentabilidade

O BBVA é o primeiro banco do mundo a usar análise de dados para calcular a pegada carbónica das empresas





O BBVA disponibilizou uma nova funcionalidade no seu agregador financeiro “One View”, para os seus clientes em Espanha, que permite às empresas conhecerem a quantidade de gases de efeito estufa emitidos para a atmosfera devido às suas atividades diárias, com base em análises de dados.

Os desafios das alterações climáticas são provavelmente a maior disrupção, também nos negócios, que a humanidade enfrenta. Essa foi a razão pela qual o BBVA assumiu, na COP24, em Katowice, o compromisso de alinhar progressivamente a sua atividade com o Acordo de Paris. A empresa tem uma abordagem global e abrangente aos desafios da sustentabilidade, considerando, não apenas as mudanças climáticas, mas também outras de natureza ambiental e social na sua estratégia.

Em fevereiro de 2018 o BBVA assumiu que, em 2025, 70% da energia que consome em todo o mundo teria origem em fontes renováveis. Já este ano, o grupo terá emissões de CO2 neutras. São objetivos enquadrados no “Compromisso 2025”, lançado pela entidade para avançar na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

Financiamento sustentável

Um dos propósitos da estratégia do BBVA para combater as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável é reduzir o impacto de sua atividade no meio ambiente. Além disso, o banco quer ajudar os seus clientes comerciais na transição para um modelo mais sustentável. Como parte desse compromisso, pretende mobilizar 100 mil milhões de euros, entre 2018 e 2025, para financiamento sustentável. Quase um terço desse montante já foi disponibilizado, de acordo com dados do final do ano passado.

Em Portugal o BBVA tem protagonizado diversas operações verdes com empresas como a EDP, Navigator, o Grupo Pestana ou a BA Glass. Para além deste apoio, o banco está a implementar 20 medidas no nosso país, que vão da eficiência energética das instalações à eliminação do uso de plástico, práticas ecológicas de gestão e ao incentivo à mobilidade sustentável. Alinhado com o propósito fundamental da estratégia da empresa, de “colocar ao alcance de todos as oportunidades desta nova era”, o BBVA está a aconselhar os clientes a melhorar a sua saúde financeira, ajudando-os na sua transição para uma economia mais sustentável e na digitalização das suas operações.

O BBVA considera que os bancos podem desempenhar um papel importante no desafio da sustentabilidade, pois têm capacidade para mobilizar e canalizar recursos para atividades sustentáveis, incentivando empresas e outros agentes económicos a tomar decisões de investimento e de produção com critérios de sustentabilidade ambiental e social.

Alavanca de mudança

Para o BBVA, as instituições financeiras devem ser agentes catalisadores de mudança e devem agir rapidamente, com a estrutura global dos Princípios da Banca Responsável a ser a bússola que guia os bancos na direção certa.

O grupo foi pioneiro na aposta na sustentabilidade como alavanca de mudança para a sociedade e esse continua a ser o seu compromisso, pois está convencido que a sustentabilidade é um dos maiores desafios que os bancos irão enfrentar nos próximos dez anos. As decisões tomadas hoje condicionarão a vida das gerações futuras e o banco quer continuar a contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo para todos.