MENU
dossiê promocional
Especial Ambiente Pós-Covid-19 | PAINEL DE NOTÍCIAS

Novo Plano Nacional Energia Clima


Documento estabelece os objetivos da política climática e energética nacional entre 2021 e 2030

O Plano Nacional Energia Clima (PNEC) 2030 institui novas metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa, de incorporação de energia de fontes renováveis e de eficiência energética. Também define linhas de ação e medidas a adotar para a transição energética e descarbonização da sociedade, em articulação com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050. Com 58 linhas de ação e 206 medidas para se alcançar as metas estabelecidas, o PNEC 2030 inclui também regras para o mercado interno de energia e de segurança energética.

No novo plano está ditado o fim da produção da eletricidade a partir de carvão na Central Termoelétrica do Pego, em 2021, e até dois anos depois na Central Termoelétrica de Sines.

Com a aposta na duplicação da capacidade de produção de energia solar, promovida através de leilões, e na produção de energia a partir de gases renováveis, como o hidrogénio, o país deverá dar mais alguns passos em direção à sua sustentabilidade ambiental. Destaque ainda para uma maior aposta na mobilidade sustentável, através da promoção da reconversão de frotas, da mobilidade elétrica e da promoção do transporte público.