MENU
dossiê promocional
especial logística e transportes | casos de sucesso

A solução que auxilia os gestores de frota

Gonçalo Serafim, diretor-geral da FROTCOM LUSITANA

A Frotcom, através do seu sistema inteligente de localização de veículos e gestão de frotas, está empenhada em ajudar as empresas na gestão das suas frotas de uma forma simples e eficaz, resultando num aumento evidente da produtividade, das margens e da qualidade do serviço.





O Frotcom é uma solução 100% focada em gestão profissional de frotas rodoviárias, que tem como objetivo auxiliar os gestores de frota. Consegue abranger praticamente todas as necessidades da gestão de frotas, com um conjunto de ferramentas muito alargado, explica Gonçalo Serafim, diretor-geral da Frotcom Lusitana, empresa responsável em Portugal por esta solução que atualmente já está presente em mais de 40 países, utilizada por mais de 15 mil profissionais.

A oferta da empresa distingue-se, refere este responsável, pela forma como olha para as necessidades dos clientes. Aliás, cerca de 80% das funcionalidades que lançam no mercado tiveram na origem pedidos efetuados por clientes.

Apesar dos desafios que o sector enfrenta, entre os quais a pandemia e a rápida evolução tecnológica, a Frotcom tem-se apetrechado das ferramentas técnicas e dos recursos humanos para fazer face à competitividade do mercado.

Parceiro nas frotas

A empresa quer continuar a fortalecer a sua imagem no mercado como parceiro na gestão de frotas inteligente, através da oferta de um pacote completo de serviços de telemática para frotas, incluindo a instalação, formação e assistência técnica para todos os tipos de frotas de veículos comerciais – automóveis, carrinhas e camiões.

“O Frotcom dispõe de várias ferramentas especialmente desenvolvidas para as necessidades dessas empresas, para as quais a gestão da frota é um elemento fulcral na sua gestão operacional, necessitando de ferramentas para controlo de tempos de condução, controlo de estilo de condução, descarga remota de tacógrafos e gestão de tarefas (workforce management), entre outros”, assegura Gonçalo Serafim.

O diretor-geral da Frotcom Lusitana afirma ainda que irão “continuar a dar especial atenção a este sector, que necessita efetivamente de soluções avançadas de gestão de frotas. No entanto, disponibilizamos as mesmas ferramentas para muitos outros sectores de atividade, incluindo o sector do transporte de passageiros, atividades que necessitem de gestão de frotas de ligeiros, etc”. A transformação digital já chegou aos clientes Frotcom, e, como tal, também a empresa procura cada vez mais fornecer ferramentas que possibilitem facilitar essa transição. Para isso, a Frotcom dispõe de uma equipa de I&D que está permanentemente a desenvolver a solução Frotcom, com o lançamento anual de novas funcionalidades e atualizações, como, por exemplo, no módulo de workforce management.

Novidades em desenvolvimento

A organização prepara-se para, em breve, divulgar um dos novos desenvolvimentos, o sistema de controlo de viaturas real-time tracking, que com dados recolhidos das viaturas a cada segundo constitui a base de muitas das funcionalidades avançadas que a Frotcom lançará nos próximos meses. O diretor-geral da Frotcom Lusitana revela ainda que outra das funcionalidades que será lançada em breve consiste num módulo de driver coaching (formação de condutores), que permite analisar com rigor a condução durante um qualquer percurso, com dados de telemetria atualizados a cada segundo. Estas inovações fazem parte de um roadmap de lançamentos com que a empresa pretende dar cobertura aos pedidos de clientes e reforçar a sua posição de liderança no sector de gestão de frotas. Apesar da crise pandémica, 2020 acabou por ser um bom ano de vendas para a Frotcom, não apenas em Portugal, mas na grande maioria dos mercados onde está presente.