MENU
dossiê promocional
especial logistica e transportes | painel de notícias

Indra trabalha na Janela Única Logística espanhola


A INDRA ESTÁ A TRABALHAR NO DESENVOLVIMENTO e implementação da Janela Única Logística espanhola. Chama-se SIMPLE (SIMplification of Processes for a Logistic Enhancement) e é um dos projetos preponderantes da Indra no âmbito dos transportes e da logística. Conjuntamente com a Minsait, a multinacional tecnológica vai “desenvolver e implementar a Janela Única Logística espanhola, que integrará toda a informação da atividade do transporte de mercadorias e a logística em Espanha”, avançou a Indra em comunicado.

Esta solução inovadora, referiu a empresa, que tem vindo a conquistar espaço junto dos operadores de transporte e logística, é importante para garantir a “rastreabilidade de documentos e da carga através da blockchain, permitindo que todos os agentes e modos de transporte da cadeia logística interajam telematicamente através da digitalização e integração dos seus dados e documentos”.

A Indra esclarece que a blockchain aplicada ao sector dos transportes protege as operações, ao permitir maior transparência e rastreabilidade, por um lado, e, por outro, elimina “a necessidade de intermediários para salvaguardar a inviolabilidade dos dados ou possíveis fraudes, uma vez que a própria natureza desta tecnologia garante a transparência e a imutabilidade dos registos”. A par deste projeto, a multinacional tem vindo a apostar no recurso à blockchain como forma de assegurar uma maior segurança das transações, como foi o exemplo recente de utilização nas portagens. A Indra adicionou ao seu sistema de backoffice de portagens a capacidade de registar as trocas de informação mais sensíveis entre diferentes operadores, utilizando a blockchain.

O objetivo é oferecer a operadores e concessões uma solução ainda mais robusta e fiável, que permita registar qualquer operação de um modo rápido e eficaz. Os trabalhos estão a ser realizados no âmbito do projeto europeu de I+D+i Critical-Chains, onde a Indra lidera o caso de uso de transportes. A empresa estabeleceu uma parceria com a ROADIS, uma multinacional do sector das infraestruturas, com o objetivo de validar esta solução tecnológica numa das autoestradas que a empresa opera no México: a Monterrey-Saltillo (CAMS). Aplicar blockchain nos processos e transações que se realizam nos sistemas de backoffice de um sistema de portagens (integridade das operações, clearing entre operadores, pagamentos à entidade central, auditoria financeira, controlo de fraude, etc.) permite reduzir os conflitos entre os diferentes players, devido a possíveis discordâncias, protege contra possíveis ciberataques e facilita as tarefas de liquidação (settlement) e auditoria. Adicionalmente, também reduz possíveis problemas na gestão das listas de utilizadores bloqueados por atrasos no envio dos registos de matrículas e tipo de veículo que passou a portagem num determinado momento.