MENU
dossiê promocional
especial PME | entrevista

“Trabalhamos todos os dias para cuidar cada vez melhor da saúde oral dos pacientes”

Fernando Montellano, CEO da Clínica Santa Madalena

Com mais de duas décadas de atividade, as Clínicas Santa Madalena continuam a inovar nos serviços de medicina dentária que colocam ao serviço do cliente. Ainda este ano vão inaugurar um novo espaço em Cascais e outro em Leiria.



Que balanço faz dos 25 anos do projeto Clínicas Santa Madalena?

Muito positivo. Quando abrimos a primeira clínica em 1994 não havia redes dentárias em Portugal e nunca imaginámos que iríamos chegar a esta dimensão. A Clínica Santa Madalena tem vindo a crescer de forma sustentada, sendo hoje uma referência incontornável na medicina dentária em Portugal. Atualmente trabalham connosco cerca de 800 pessoas (colaboradores e médicos dentistas). Ao longo destes 25 anos sentimos que temos dado um contributo importante para a democratização do acesso dos portugueses aos melhores cuidados de medicina dentária.

Quantas são, neste momento, as vossas clínicas e qual a faturação registada em 2018?

Temos 14 clínicas próprias, a maioria das quais na Grande Lisboa, mas também estamos em Braga, Porto, Coimbra e Évora. Metade das nossas clínicas têm 14 ou mais gabinetes, o que é uma dimensão claramente superior à média do setor, que ronda os dois gabinetes por clínica. O corpo clínico é sólido e está em permanente atualização. Trabalhamos com os principais subsistemas de saúde e seguros/planos de saúde, funcionamos em horários alargados e estamos situados em locais de fácil acesso e estacionamento. Em 2018 faturámos 28 milhões de euros e este ano prevemos chegar a 31 milhões.

Quais as apostas estratégicas para este ano?

Em matéria de expansão, no final deste ano prevemos abrir mais duas clínicas próprias: uma unidade de grandes dimensões num edifício stand alone na zona de Cascais, junto à saída da A5, e outra em Leiria. Na área clínica temos vindo a implementar progressivamente o workflow digital de trabalhos e a reforçar os protocolos de cada departamento.

Estamos a preparar a nossa convenção anual e as VI Jornadas Médicas, que decorrerão a 12 de outubro no Taguspark, com cerca de 400 participantes, e cujo tema será “Medicina Dentária: os próximos 25 anos”. Simultaneamente, estamos a duplicar a capacidade de produção do nosso laboratório de prótese Hitec, no Taguspark, que já é o maior do país, mas precisa de crescer para poder dar resposta ao crescimento que prevemos para os próximos cinco anos.

Que ambições têm para 2020?

Em 2020 pretendemos manter o ritmo de crescimento na casa dos dois dígitos, reforçar a marca Santa Madalena e melhorar a qualidade dos serviços. Somos eternos insatisfeitos e por isso trabalhamos todos os dias para cuidar cada vez melhor da saúde oral dos pacientes, que cada vez são mais exigentes, e para continuar a merecer a sua preferência.

De projeto familiar a grupo nacional

A Clínica Santa Madalena nasceu em outubro de 1994 num 1.º andar da Rua de Gomes Freire, em Lisboa. É detida pelo Grupo Montellano, um grupo familiar que já operava no setor dentário em Portugal desde 1963, e atualmente tem uma faturação consolidada de 47 milhóes de euros.

Além das clínicas, o grupo detém o Laboratório Hitec, a Montellano (venda e manutenção de equipamentos dentários e de consumíveis dentários) e a MD Academy. A Clínica Santa Madalena tem 160 gabinetes instalados, cerca de 350 mil clientes e realiza cerca de 600 mil consultas por ano. Ao longo dos anos foi distinguida com diversos prémios, entre os quais os de Melhor PME da Saúde em três anos consecutivos (revista Exame), PME Excelência e Prémio 5 Estrelas – Escolha do Consumidor em 2018.


PUB