MENU
dossiê promocional
especial PME | bolsa de negócios

isag

ISAG atento às profissões de futuro e ao futuro das profissões

Elvira Vieira, diretora-geral do ISAG – European Business School

Sempre atenta à evolução empresarial e às necessidades formativas, o ISAG procura, através dos seus programas executivos, preparar os profissionais para as alterações de mercado.

“HÁ 40 ANOS QUE ACOMPANHAMOS A EVOLUÇÃO do mercado. Atualmente, o nosso foco é a orientação dos futuros profissionais para a era 4.0”, refere Elvira Vieira, diretora-geral do Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG-EBS).

A responsável por esta business school lembra que dados recentes do The World Economic Forum afirmam que já em 2020 países e indústrias irão assistir a diversas alterações disruptivas nos modelos de negócios em vigor, que terão um profundo impacto no cenário do emprego nos próximos anos. Entre os principais fatores de transformação estão as novas tecnologias e a revolução digital, bem como a mudança de paradigma nas habilitações dos profissionais. Em diversas áreas, a maioria das ocupações e especialidades vão exigir novas competências técnicas e sociais, indispensáveis para antecipar tendências globais e mitigar resultados indesejáveis, como o encerramento de postos de trabalho ou a deslocação de trabalhadores para novos departamentos. Perante este novo contexto, a diretora do ISAG considera que as instituições de ensino superior assumem um importante papel no acompanhamento e orientação dos seus estudantes – futuros e atuais profissionais –, por forma a melhor os preparar para o competitivo e exigente mercado de trabalho global.

É o caso da instituição que lidera, onde a aprendizagem multidisciplinar contínua e a adaptação ao novo contexto empresarial é uma preocupação constante e uma responsabilidade por parte das instituições de ensino superior. “A oferta formativa deve ser desenhada para responder de forma assertiva às reais necessidades do tecido empresarial nacional e internacional, assegurando elevadas taxas de empregabilidade” defende a diretora-geral do ISAG-EBS.


PUB