MENU
dossiê promocional
especial pme | CASOS DE SUCESSO

Da natureza até si, a 3DCork faz acontecer

Sara Nunes e Bernardo Nunes, sócios fundadores da 3DCork

Agarrar as propriedades intrínsecas da cortiça, provando que é um material que também pode estar na moda, é um dos grandes objetivos da 3DCork, empresa nortenha que chegou ao mercado em 2006.



Fabricante de componentes de cortiça para a indústria de calçado, casa, decoração e desporto, a 3DCork alia a inovação, a tecnologia e a ecologia, oferecendo quer soluções à medida do cliente quer coleção própria, nomeadamente no segmento de casa e decoração.

Atenta ao mercado, tem reinventado produtos, como é o caso das bases para quentes, tabuleiros ou punhos para diferentes aplicações a que deu novas formas, texturas e processos. A empresa surgiu como uma iniciativa de empreendedorismo por parte do sócio fundador – Bernardo Nunes –, que tem como objetivo oferecer produtos em cortiça com uma grande componente de inovação, fruto da sua formação em engenharia mecânica e do know how acumulado nas áreas da produção e transformação da cortiça. Juntou-se-lhe, desde o início, a filha, Sara Nunes, cuja licenciatura em Economia e MBA com especialização em Marketing permitiram traçar objetivos e metas comerciais.

Valorizar a cortiça

A empresa iniciou a atividade com o fabrico de componentes em cortiça para a indústria de calçado, a que se juntou em 2010, através da marca 3DCork, a produção de peças para decoração, casa e desporto, tirando partido de todas as características desta matéria-prima 100% natural para apresentar soluções sustentáveis, inovadoras e com valor acrescentado.

Pelas suas propriedades físico-mecânicas naturais – nomeadamente leveza, elasticidade, respirabilidade, flexibilidade, poder de absorção de choque e de isolamento térmico –, a cortiça oferece inúmeras vantagens competitivas.

A partir destas mais-valias, a 3DCork desenvolveu diversos produtos. No segmento de componentes para calçado, destacam-se as palmilhas ortopédicas e de conforto e os footbeds de cortiça e látex; no de casa e decoração desenvolve peças à medida dos clientes, tentando oferecer as melhores soluções técnicas e de preço e coleção própria que realça as potencialidades do material e as combinações menos prováveis que a fazem ganhar ainda mais destaque, como a junção ao vidro, lousa e cerâmica. A 3DCork assegura ainda a aplicação de diversos tipos de acabamento e revestimento técnico.


Inovação e internacionalização

A trabalhar em colaboração com centros tecnológicos, laboratórios de investigação e instituições de ensino superior, a empresa tem promovido a realização de projetos de investigação e desenvolvimento e prepara-se agora para lançar um conceito “mais verticalizado e abrangente” dos componentes que produz.

A satisfação dos clientes é central para a 3DCork, razão pela qual é certificada, desde 2012, pela Norma ISO 9001, tal como a vertente ambiental, coerente com a estratégia que tem seguido. Inclusive, a firma está a preparar uma série de ações internas no sentido de intensificar a utilização de energias verdes, dos desperdícios e redução de componentes químicos, potenciando a economia circular.

Com 70% da produção a serem exportados para países da União Europeia, EUA e Oceania, a 3DCork é também presença assídua em diversas feiras internacionais, que servem como forma de dar a conhecer os seus produtos e contactar de perto com os clientes.