MENU
dossiê promocional
especial imobiliário
e eficiência energética | ABERTURA

Valorizar a eficiência energética

A certificação energética e a atividade imobiliária caminham lado a lado. A certificação permite aferir o desempenho energético dos edifícios, o que traz mais-valias para quem vende imóveis e benefícios para quem compra





R edução dos custos relacionados com a utilização de energia, conforto térmico melhorado e acesso a financiamento e benefícios fiscais constituem algumas das vantagens da certificação energética a que os edifícios estão legalmente obrigados. A eficiência energética, quer no plano residencial quer no comercial/empresarial, é uma vertente essencial sempre que se fala de construção ou reformulação de edifícios, pelo que se compreende o importante papel que o sector imobiliário tem na dinamização desta componente. Uma ligação que tem mostrado resultados positivos, a julgar pelos números mais recentes disponibilizados pela Agência para a Energia (ADENE): em 2019 foram emitidos 212.303 certificados energéticos. Ainda no mês de agosto, o contexto legislativo da eficiência voltou à agenda política, com o PSD a propor ao governo o financiamento a 100% na melhoria da eficiência energética em cerca de 150 mil habitações de famílias de baixos rendimentos e em edifícios do próprio Estado.

Questões políticas à parte, numa década em que a sustentabilidade ambiental está presente em todo o lado, o sector imobiliário posiciona-se entre a procura e a oferta, tendo por isso um papel duplo. Na ótica de quem vende, o agente imobiliário pode aconselhar o seu cliente a valorizar o ativo em transação, pelo que a colocação no mercado de imóveis com classes energéticas melhores se traduz numa vantagem competitiva. Na perspetiva de quem compra, pode informá-lo sobre as características dos imóveis em carteira, fazendo-o ver os benefícios do investimento num ativo com um melhor desempenho energético. A eficiência e certificação energética, patente em aspetos como a qualidade da construção ou dos isolamentos, traduz-se num benefício para promoção do imóvel, que tem uma vantagem competitiva maior no mercado, ao mesmo tempo que se reflete em impactos positivos no conforto, na saúde e nos consumos energéticos relativos à climatização e águas quentes sanitárias que o cliente tem de pagar. Como defende a ADENE, “certificar é valorizar”.

Inovação tecnológica

Há poucos meses, a Honeywell Forge e a SAP estabeleceram uma parceria para otimização do desempenho de edifícios. A solução designa-se SAP® Cloud for Real Estate e pretende dotar os proprietários de imóveis corporativos e gestores de edifícios de inteligência financeira e operacional para os seus portefólios. A primeira área de foco das empresas é o sector imobiliário, onde geralmente os proprietários de edifícios precisam de extrair dados de fontes diferentes, que não são normalizadas e que dificultam a determinação da real eficiência e utilização dos seus portefólios.

A solução permitirá que os clientes beneficiem da otimização do desempenho do imóvel, incluindo redução da pegada de carbono e custos de energia mais baixos, assim como melhoria da experiência dos inquilinos.

À medida que os edifícios regressam ao seu pleno funcionamento, no rescaldo da crise pandémica e económica provocada pela Covid-19, espera-se que os proprietários se concentrem nos principais indicadores de desempenho (KPI) ligados à segurança dos ocupantes, à redução da pegada de carbono e às poupanças de energia.

Ao fornecer acesso em tempo real aos principais indicadores de desempenho, a solução ajudará os proprietários de edifícios a otimizarem as suas operações para cumprimento das metas de poupança energética.

Fonte: ADENE