MENU
dossiê promocional
especial imobiliário
e eficiência energética | CASOS DE SUCESSO

SGS: Prevenção dita segurança

Reconquistar a confiança dos utilizadores dos espaços e promover a sua saúde, bem-estar e segurança, hoje e no futuro, só é possível através da prevenção, monitorização contínua e gestão integrada do risco em tempo real. Uma mudança de paradigma a que a SGS responde





A SGS Portugal, parte do Grupo SGS, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, está na linha da frente no suporte às organizações para retomarem o funcionamento da sua atividade com segurança e confiança. Se, por um lado, a pandemia veio levantar novos procedimentos relacionados com a Covid-19, a verdade é que a gestão do risco biológico nos espaços não se pode focar apenas neste tipo de coronavírus. A avaliação do risco de origem biológica nas organizações tem de ser transversal e integrada, no sentido de se quantificar o risco epidemiológico do espaço através da identificação dos pontos críticos de controlo e que visam a monitorização dos mais diversos agentes infecciosos, como, por exemplo, a legionela, para uma prevenção eficaz.

A SGS antecipa esta mudança de paradigma e, para além de estar a preparar uma inovadora solução de gestão integrada do risco epidemiológico, está já altamente envolvida no regresso imediato das organizações a um novo funcionamento. É com o serviço SGS Disinfection Monitored-Cleaning Checked que tem garantido às empresas, através de um selo de conformidade, as condições de segurança para que as pessoas regressem às suas atividades. Rege-se por vários critérios, como, por exemplo, a inspeção de infraestruturas, nomeadamente dos sistemas de manutenção, uma vez que vários edifícios estiveram encerrados e é fulcral uma atenção redobrada.

A interrupção nas rotinas de manutenção pode representar problemas para a qualidade do ar interior ou existirem circuitos de água quente parada e sem luz solar propícios à legionela, entre outros riscos. Esta solução da SGS aplica-se aos mais diversos sectores e são já muitas as entidades com o selo de conformidade: edifícios de escritórios, da CBRE, centros comerciais, da Sonae Sierra, hotéis, do Pestana Hotels Group, instalações industriais, da Sugal Group, engenharia e construção, com o Grupo ACA, transportes públicos, com o Metropolitano de Lisboa, parque aquático, com o Zoomarine, entre outras entidades que contam já com o SGS Disinfection Monitored–Cleaning Checked.

Com a prevenção a nortear o futuro, a SGS uniu a sua experiência de mercado à tecnologia e componente científica da FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em breve apresentará uma solução de gestão dos riscos de origem biológica de uma forma integrada nas empresas. Teresa Vieira, diretora dos Laboratórios da SGS Portugal, adianta que “estamos a dar o próximo passo contra a disseminação das doenças infecciosas. Existirá um sistema preventivo integrado inteligente, baseado em algoritmos preditivos, apoiado por testes laboratoriais confirmados regularmente, com monitorização contínua e em tempo real dos pontos críticos de controlo, que permitirá a otimização de um esquema amostral dinâmico e uma gestão integrada do risco. Conseguiremos, por exemplo. assegurar uma oferta integrada de testes SARS-CoV-2 aos utilizadores dos espaços, como também a pesquisa em superfícies, água e amostras de ar baseada em tecnologia ciclónica, mas iremos mais além”. O investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Ricardo Moreira Dias afirma que “a emergência de novos vírus e bactérias tem aumentado nos últimos anos e irá continuar, pelo que o futuro passa pela adaptação dos espaços para a implementação de medidas preventivas contra a disseminação das doenças infecciosas. É uma cultura preventiva, proativa e preditiva. Nesta nova realidade dinâmica, a integração dos sistemas de informação das unidades produtivas com os sistemas de controlo de qualidade é crucial, permitindo a aplicação de algoritmos supervisionados para a avaliação contínua, em tempo real, do risco biológico dos colaboradores e infraestruturas”.

A SGS Portugal está, assim, a trabalhar para definir novos padrões de futuro, em que a prevenção será um elemento estruturante na construção e consolidação de ambientes e espaços seguros para todos, que nos permitam enfrentar esta nova normalidade com confiança.