MENU
dossiê promocional
especial pme inovadoras | entrevista

“As PME Líder constituem exemplos de competitividade e excelência”

Miguel Maya, CEO do Millennium BCP

Distinguido como o banco que mais apoia as empresas a alcançarem o estatuto de PME Líder, o Millennium bcp tem apostado na implementação de instrumentos financeiros adequados às necessidades das empresas nacionais. Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, fala dos desafios que as PME enfrentam atualmente e de como o banco procura inovar para apoiar o tecido empresarial nacional



O Millennium bcp é, pelo terceiro ano consecutivo, o banco que mais empresas apoia na obtenção do estatuto de PME Líder. Qual a importância que atribui a este reconhecimento?

O ano de 2020 foi excecionalmente desafiante, como todos sabemos, razão pela qual este reconhecimento se tornou ainda mais importante. É sinal da importância de continuarmos a apoiar da melhor forma as empresas e a economia portuguesa, tal como afirmámos no primeiro momento, quando fomos céleres a redefinir as prioridades de atuação do banco perante um contexto particularmente adverso. As PME representam cerca de 99% do tecido empresarial português, tendo uma enorme capacidade de gerar prosperidade e emprego, o que lhes confere um papel de destaque no crescimento da economia nacional.

E como se destacam as PME Líder?

As PME Líder sobressaem por via do desempenho financeiro, pela capacidade de inovação e pela dinâmica empresarial. São, assim, um importante fator de dinamização e modernização do tecido empresarial nacional, pelo que se justifica plenamente a especial atenção que merecem por parte do Banco Comercial Português. Ser novamente o banco escolhido pelas PME Líder, sobretudo num período tão exigente como aquele que terminou, é motivo de orgulho e estimula o nosso compromisso enquanto banco líder e de referência das empresas. Tudo faremos para sermos merecedores da confiança e da preferência dos empresários e gestores, continuando a desenvolver parcerias e a promover o desenvolvimento do tecido empresarial.

E o que representa este estatuto de PME Líder para uma empresa portuguesa?

Permite destacar empresas que lideram os seus sectores, que são mais dinâmicas e que investem na transformação digital e tecnológica como motor para alcançar ganhos de eficiência. Empresas que enfrentam, por via da competitividade, o desafio de um mercado cada vez mais amplo, empresas que demonstram práticas de gestão de excelência. Trata-se de um selo de qualidade atribuído por instituições prestigiadas, IAPMEI e Turismo de Portugal, que distingue as melhores PME do tecido empresarial, tendo vindo a ganhar cada vez maior relevância como instrumento de afirmação no mercado.

Que características tem uma PME Líder?

Cada empresa e sector contam com as suas especificidades, mas as PME Líder têm algumas características comuns: autonomia financeira superior à média das empresas nacionais, capitais próprios robustos, maior geração de valor acrescentado, maior crescimento, maior rendibilidade e menor risco associado. Em 2020, foram distinguidas cerca de 10 mil PME Líder. Este conjunto de empresas emprega mais de 320 mil pessoas, regista um volume de negócios superior a 40 mil milhões de euros (mais de 15% do PIB), dos quais mais de 7 mil milhões são exportações de bens e serviços. E as PME Líder constituem exemplos de competitividade e excelência em múltiplos sectores relevantes para a economia nacional, com a indústria (31%) e o comércio (26%) a continuarem a ser as atividades mais representadas, destacando-se também o turismo, com cerca de 16%, e, logo a seguir, o sector dos serviços, com 12%.

O importante mesmo é sabermos continuar a conquistar e a merecer a confiança dos clientes

E por que razão é que o Millennium bcp é o banco que mais empresas apoia na obtenção deste estatuto?

Porque dispomos de excelentes profissionais na área comercial, pessoas que valorizam o desenvolvimento de relacionamentos de grande proximidade e duradouros com os clientes, relacionamentos assentes no profissionalismo e na disponibilidade das equipas e no conhecimento do negócio e dos clientes, características que suportaram o nosso percurso de afirmação como banco das empresas em Portugal. Somos o Banco Comercial Português e, como tal, percebemos o quão importante é apoiar os gestores e os empresários de excelência no nosso país.

Estamos determinados em permanecer como o banco líder no crédito empresarial, uma liderança sustentada em todos os segmentos empresariais, incluindo no crédito às PME e no crédito às exportadoras.

De que forma?

No atual enquadramento, em que as empresas enfrentam desafios inesperados e necessitam de uma resposta consequente e atempada, o Millennium bcp está com os empresários e gestores, contribuindo para preservar o tecido e as capacidades empresariais, conter o desemprego, apoiar na liquidez, pugnando para que não se destrua o potencial de recuperação económica após a superação da crise sanitária.

Temos ainda um papel muito ativo no apoio aos projetos de investimento no quadro do Portugal 2020, com uma quota de 35% no valor dos projetos de investimento, tendo superado os dois mil milhões de euros de crédito concedido a mais de 4250 projetos neste programa. As múltiplas competências do Millennium bcp no serviço que prestamos aos clientes foram reconhecidas em várias distinções recentes, tendo sido considerado o Banco Mais Próximo, o Banco Principal, o Banco Mais Eficiente e o Banco com os Produtos Mais Adequados pelo Estudo BFIN, do Data-E, e novamente considerado a Escolha do Consumidor. Dito isto, o importante mesmo é sabermos continuar a conquistar e a merecer a confiança dos clientes.

Estamos determinados em permanecer como o Banco Líder no crédito empresarial

No período pós-Covid, quais serão as PME que irão estar mais bem preparadas?

O atual contexto económico implica muitos desafios para as PME, mas também traz algumas oportunidades. Estamos a assistir a um crescimento acelerado na transição digital, que assumiu uma relevância distintiva para as empresas e organizações de todos os sectores de atividade tanto na sua atuação comercial como na forma de relacionamento com os diversos stakeholders. Todas as organizações estão confrontadas com a necessidade de repensar os seus modelos de negócio e propostas de valor.

Também as dimensões de sustentabilidade conquistaram, finalmente, e também felizmente, uma relevância acrescida, exigindo a adaptação de modelos de negócio que incorporem a transição energética e considerem os impactos climáticos e a responsabilidade social das empresas perante as comunidades em que estão inseridas. Em 2021, o Millennium bcp regressou ao The Sustainability Yearbook, uma publicação de referência na área da sustentabilidade que destaca o grupo restrito das empresas mais sustentáveis do mundo. As PME que se adaptem, investindo no digital e na sustentabilidade, estarão melhor preparadas para enfrentar o período pós-Covid, transformando os desafios em novas oportunidades.

Como será este ano?

Em síntese, 2021 será um ano ainda muito marcado pela pandemia, com consequências dramáticas na vida em sociedade, mas, pelo esforço de muitos, e merecendo especial destaque os profissionais na área da saúde, temos razões para acreditar que do ponto de vista da economia o pior já terá ficado para trás e que a retoma no segundo semestre se fará a bom ritmo. O Millennium bcp continuará ao lado dos empresários e gestores, agora para preservarem as capacidades, amanhã para aproveitarem as oportunidades.