MENU
dossiê promocional
especial pme inovadoras | casos de sucesso

AÉME aposta nas embalagens premium à medida do cliente

Instalações da fábrica no Porto

Distinguida com uma PME Excelência desde 2014, fruto da dedicação da equipa e confiança dos clientes, a AÉME desenvolve e produz embalagens premium para diversos sectores de atividade





P roduzir embalagens que fazem parte da história de sucesso dos clientes.” Este poderia ser o lema da AÉME, uma empresa que já soma vários anos de especialização no desenvolvimento e produção de embalagens premium para os mais diversos produtos, com destaque para o segmento dos vinhos, acompanhando o crescimento deste mercado e a necessidade de afirmação que o sector tem protagonizado nos últimos anos. Atualmente tem uma equipa de 80 pessoas, que trabalha com uma grande diversidade de equipamentos e rotinas internas. A AÉME tem no cartão compacto e em algumas madeiras os materiais base dos produtos que saem da sua fábrica, materiais que, no entanto, conjuga com outras matérias-primas, o que permite acabamentos de maior diferenciação e excelência na sua oferta de produtos, tornando o seu portefólio distintivo no mercado. “Sempre nos orientámos pelo desenvolvimento de soluções originais, o que nos diferenciou e levou, em muitas situações, a criar a necessidade no cliente deste tipo muito específico de embalagem e ao reconhecimento, sem exceções, do seu potencial na valorização do produto embalado”, destaca a empresa. Todas as embalagens que produzem - sempre com a consciência de sustentabilidade de matérias e de utilização – são únicas, o que leva a uma maior complexidade e, muitas vezes, a uma gestão de produções mais complicada, comparando com outras indústrias, mas sempre a pensar na resposta eficiente às solicitações dos clientes.

Preparar a expansão

No início de 2020, a AÉME adquiriu novas instalações, com “todo o potencial que inspira o que queremos ser”, explicou a empresa. Contudo, devido à Covid, o tempo de mudança tornou-se mais longo do que inicialmente previsto pelos seus responsáveis, principalmente porque assumiram desde o início o máximo cuidado na adoção de regras internas de proteção dos trabalhadores e produção, com a necessidade de criação de diferentes rotinas de fábrica e ampliação de mais áreas de trabalho autónomas, permitindo a laboração contínua, em 2020, com toda a equipa, mas levando ao aumento dos tempos de produção e da logística interna. Ultrapassada essa fase e concluída a mudança, a AÉME dispõe agora de áreas maiores de produção e armazenamento, o que permitiu a instalação de outros equipamentos e o reforço da equipa de planeamento para a otimização de produção.

Com esta etapa concretizada, a empresa quer agora completar o objetivo essencial que definiu consolidar no ano de 2021, ou seja, minimizar os tempos de resposta ao cliente e a implementar a capacidade de assumir aumentos consideráveis de produção, diversificação e armazenamento. “Atingido esse rigor operacional, conjugado com a excelência e a diferenciação do que sempre produzimos, podemos acreditar que temos todas as condições para a consolidação do mercado nacional e para o crescimento contínuo no mercado externo”, asseguram os responsáveis da AÉME.