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especial pme inovadoras | entrevista

Serilusa, a especialista em componentes decorativos para automóveis

Jorge Sousa, diretor da Serilusa

Instalada no Parque Empresarial de Lanheses, a Serilusa foi fundada em 1998, atua na indústria de componentes para automóveis e é especialista na produção de peças decorativas exteriores e interiores. Resiliência e reatividade são a sua imagem de marca



Qual a missão da Serilusa?

A nossa grande missão é a satisfação dos nossos clientes através da inovação e de uma qualidade exímia. E a satisfação dos acionistas garantindo a sustentabilidade. E a satisfação dos colaboradores reconhecendo a criatividade e a participação no esforço coletivo. Por último, a satisfação do meio envolvente, porque estamos comprometidos em fornecer o ambiente de trabalho mais seguro para os colaboradores e garantir a gestão responsável do meio ambiente. Isso significa não só operar em conformidade com todas as leis e regulamentos de segurança e meio ambiente, mas também com as normas próprias do grupo.

Quais os princípios que vos movem?

Como a grande maioria das empresas ligadas ao sector automóvel, aplicamos os princípios de gestão do Lean Manufacturing, o que para a Serilusa se traduz em cultura, disciplina, rigor, organização, limpeza… Resumindo, é o básico para a criação de mais valor para os clientes com menos recursos. Sinónimo da qualidade da nossa produção são os prémios PME Excelência e PME Líder, em 2017, e o prémio PME Excelência Mais Exportação, em 2018.

Quais são os principais mercados dos vossos produtos?

Fazemos parte do grupo Aludec, S. A., com sede em Espanha e com escritórios comerciais em França, Alemanha, Suécia, Estados Unidos e Japão e ainda outro centro produtivo em Puebla, no México. Temos como clientes os mais prestigiados e importantes fabricantes de automóveis no mundo, entre eles a Ford, The Lincoln Motor Company, Mustang, Fiat, Maserati, Alfa Romeo, Abarth, Jeep, Volkswagen, Audi, Porsche, BMW, Citroën, Peugeot, Opel, Renault, Volvo, Toyota e Daimler.

Como se desenvolve a relação com a Aludec?

Acima de tudo, temos uma relação com base na confiança. A nossa casa-mãe tem investido cada vez mais na Serilusa, dado as garantias de qualidade do produto que temos produzido ao longo dos últimos quase 23 anos. Muitas das peças saem da Serilusa terminadas e embaladas diretamente para clientes nos 600 destinos, 28 países e cinco continentes, sem qualquer verificação da parte deles, o que denota a enorme confiança naquilo que cá desenvolvemos.

Perspetivas de crescimento em 2021?

A nossa expectativa é alta, dado que em 2020, em plena crise pandémica, conseguimos fechar o ano com o mesmo nível de atividade com que havíamos iniciado o ano, mesmo havendo uma quebra no volume de negócios das indústrias de componentes do sector na ordem dos 20%, o que demonstra a capacidade de resiliência e competitividade, apesar das adversidades vividas.