MENU
dossiê promocional
sustentabilidade ambiental | casos de sucesso

A caminho de um futuro sustentável

Em 2022, a La Palette Rouge introduziu os primeiros fluxos de camiões movidos a biocombustível, em parceria com várias das suas transportadoras em toda a Europa





Acircularidade está no centro do modelo de negócio da La Palette Rouge (LPR). Fundada em França em 1992, não é hoje apenas uma empresa especialista na gestão e aluguer de paletes. É um líder ativo no sector na procura de soluções que fomentem a descarbonização e a economia circular. Para o fazer, foi necessário ter como mindset constante o conciliar entre eficiência e desenvolvimento sustentável. É um exercício coletivo, sistémico e contínuo que, para ser levado a bom porto, envolve clientes que compreendam o valor acrescentado e parceiros que acompanhem a forma de pensar e atuar da empresa.

Ao partilhar os benefícios das suas paletes reutilizáveis, a LPR apoia os seus clientes e parceiros na redução da sua pegada de carbono, acelerando, ao mesmo tempo, a transição para uma economia mais circular. Ou seja, permite a circularidade de toda a cadeia de abastecimento.

Em 2022, a empresa alcançou um marco significativo ao introduzir os primeiros fluxos de camiões movidos a biocombustível, em parceria com várias das suas transportadoras em toda a Europa. Esta transição para os biocombustíveis sublinha o compromisso inabalável da LPR com a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono no sector dos transportes. Este passo concreto demonstra a determinação da firma em ultrapassar os limites da indústria e fornecer soluções de transporte responsáveis. Para o fazer foi preciso arregaçar as mangas com o melhor espírito inovador, como a LPR faz desde sempre, e envolver parceiros que partilham da mesma visão.

Foi neste contexto que o trabalho da LPR em Portugal contou com um importante reforço, cujo alinhamento de valores e formas de fazer são diferenciadores, a PRIO. Um futuro mais verde é algo que se começa a construir já no presente, num processo alicerçado na inovação e em diferentes soluções energéticas. Na PRIO descobrimos este fator diferencial, que todos os dias tem ajudado a LPR a encontrar soluções operacionais que lhe permitam alcançar a sua ambiciosa meta.


Denis Frojmowicz, SHEQ Coordinator – LPR

Soluções mais ecológicas

Com as suas soluções mais ecológicas, a PRIO deu à LPR a oportunidade de incluir um leque alargado de opções mais verdes no seu dia a dia. Como nós, tem esta capacidade de intervir na supply chain, contribuindo para que o resultado final seja mais ecológico não só para clientes como para a sociedade em geral.

A LPR tem trabalhado com o ecodiesel da PRIO. É um produto bandeira da energética portuguesa, mais eficiente, que conta com uma incorporação de 15% de energia renovável. E como falar de soluções é falar de diferentes opções, temos trabalhado também com soluções ainda mais ricas da PRIO no que diz respeito ao reaproveitamento de matérias-primas e redução de impacto ambiental. É o caso de soluções eficientes à medida, como B30 ou B50, com maior incorporação de energia renovável, e até uma solução como o zero diesel, 100% livre de energia fóssil.

Na nossa visão de futuro para a LPR, em que a economia circular é central, é essencial sabermos que o caminho da sustentabilidade não é um exercício solitário. É bom saber que temos nos nossos parceiros a melhor companhia para esta viagem em prol de um futuro mais sustentável.

Há muito tempo que a LPR tem vindo a implementar uma estratégia de desenvolvimento para tornar toda a sua cadeia de abastecimento mais sustentável. Este compromisso contínuo rendeu-lhe o reconhecimento da EcoVadis, que a colocou entre os 1% de empresas com melhor desempenho em responsabilidade social corporativa (RSE).