MENU
dossiê promocional
sustentabilidade ambiental | opinião

A transformação sustentável das empresas

Paulo Lourosa, managing partner de consultoria da Crowe Portugal

Quem gere empresas e negócios está certamente consciente de que é preciso assumir riscos e é difícil controlar todas as variáveis, mas a mudança tem impacto positivo nas cadeias de valor





Ocontexto ambiental, socioeconómico e político é hoje bem mais complexo do que há poucos anos. No entanto, aquilo que porventura é mais preocupante é a perspetiva sobre o futuro.

Nunca tivemos tanta informação sobre o que se passa no mundo. A ciência e a tecnologia nunca evoluíram tão rapidamente e, no entanto, há imensas dúvidas sobre se conseguiremos inverter a atual crise climática em tempo útil, o tempo durante o qual ainda teremos de conviver com conflitos armados, ou os impactos que aqueles problemas estão a provocar ao nível dos mercados de energia, das cadeias de abastecimento globais ou das migrações. Ou seja, o mundo está em transformação acelerada à frente dos nossos olhos e parece ser cada vez mais difícil manter o controlo da situação e fazer previsões.

Ora, quem gere empresas e negócios está certamente consciente de que é preciso assumir riscos e é muito complicado controlar todas as variáveis. Em particular nos últimos anos ficou claro que talvez não compense fazer planos a muito longo prazo. Temos, acima de tudo, de ter muita resiliência, boa flexibilidade e capacidade de adaptação à mudança. Mas aquilo que também temos vindo a aprender é que a incorporação dos princípios ESG (ambientais, sociais e de governance) na gestão das organizações e das suas atividades acaba por ser o melhor antídoto contra as adversidades, mesmo aquelas que ainda não imaginamos que possam vir a ocorrer. A razão é simples: as empresas que abraçam genuinamente os valores da sustentabilidade conseguem gerir melhor os riscos e os eventos disruptivos, porque estabelecem compromissos mais fortes, responsáveis e duradouros com o meio ambiente, os colaboradores, os parceiros de negócio, os acionistas e as demais partes interessadas. E isto tem mesmo vindo a ser demonstrado de forma consistente nos últimos 10 a 15 anos, que foram surpreendentemente ricos em adversidades.

A Crowe está determinada a tornar-se um parceiro de referência para a transição sustentável no panorama empresarial português. Para tal, oferecemos um conjunto de serviços modulares e integrados, acessíveis a empresas de todas as dimensões e sectores, que permitem que cada uma obtenha resultados à medida das suas especificidades, recursos e ambições. Encontram-se incluídos serviços de estratégia e planeamento, redesenho de processos e operações, governance e relato de sustentabilidade e também verificação e ESG due diligence, sempre em cumprimento com os requisitos regulatórios aplicáveis e, se necessário, em articulação com a rede profissional da Crowe Global. Estas são áreas fulcrais para a transformação do statu quo em termos de sustentabilidade corporativa e a Crowe Portugal tem vindo a construir um conjunto de parcerias, nomeadamente de cariz tecnológico, que a posicionam na linha da frente para tornar a transformação sustentável das empresas um processo natural e com impacto positivo máximo nas respetivas cadeias de valor.

A Crowe Global é uma rede multinacional de serviços profissionais que atua há mais de 100 anos como consultores de confiança. Temos uma longa história de apoio a empresas em áreas de especialização, como consultoria/advisory (M&A, due diligences, avaliação de empresas, consultoria de negócios e projetos de investimento, entre outras), fiscalidade, outsourcing e auditoria financeira. Com mais de 800 escritórios em 150 países e mais de 40 mil colaboradores, a Crowe é atualmente a 8.ª maior rede do mundo no ranking global de entidades internacionais de auditoria e consultoria, com um volume de negócios global de 4,9 mil milhões de dólares. Estamos em Portugal desde 1998, com escritórios em Lisboa e no Porto, e registámos, em 2023, um crescimento de 35% no volume de faturação.