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sustentabilidade ambiental | entrevista

Compromisso com a sustentabilidade é fundamental

Maria João Marques, head of sustainability services da Mazars

A adoção de práticas de gestão responsável não só fortalece a reputação e a imagem da marca das empresas, mas também as diferencia competitivamente





Oenvolvimento ativo e o compromisso com a sustentabilidade podem criar relações mais sólidas e duradouras e contribuir para o sucesso a longo prazo e a resiliência dos negócios num mundo em constante mudança. É essa a convicção de Maria João Marques, head of sustainability services da Mazars, uma das principais firmas de auditoria, fiscalidade e consultoria em Portugal. Para esta responsável, “uma abordagem proativa à gestão ambiental, social e ética não só ajuda a mitigar riscos legais, regulatórios e de reputação, mas também fortalece as relações com clientes, fornecedores e comunidades locais”.

A proposta Net-Zero Industry Act, da União Europeia, visa que a capacidade global estratégica europeia de produção de tecnologias verdes atinja pelo menos 40% das necessidades da União Europeia (UE) até 2030. Isso é possível? O que deverá ser feito para que isso aconteça?

Alcançar a meta de 40% das necessidades da UE por meio de tecnologias verdes é um desafio ambicioso, mas possível com o compromisso adequado e a implementação de várias medidas.

O investimento em investigação e desenvolvimento (I&D) é crucial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias verdes em sectores industriais-chave, como energias renováveis, eficiência energética, captura e armazenamento de carbono, mobilidade elétrica e processos industriais sustentáveis. Incentivos financeiros, como subsídios, créditos fiscais e investimentos diretos, podem estimular as empresas a adotarem tecnologias verdes e a tornarem as suas operações mais sustentáveis. Regulamentações e normas ambientais mais rigorosas e eficazes são essenciais para incentivar a redução das emissões de carbono e promover a adoção de tecnologias limpas. A colaboração entre o sector público e privado através de parcerias entre governos, empresas e instituições académicas é fundamental para compartilhar conhecimento, recursos e experiências. A educação e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental entre empresas, consumidores e partes interessadas incentivam a procura de produtos e processos industriais mais verdes. Investir em infraestrutura e logística, como redes de energia renovável, sistemas de transporte sustentáveis e infraestrutura de reciclagem e tratamento de resíduos, é essencial para apoiar a transição para uma indústria verde.

“É fundamental implementar sistemas de rastreabilidade e transparência na cadeia de fornecimento, garantindo que as matérias-primas são produzidas de forma ética e sustentável”

Como é que se garante uma cadeia de valor sustentável e competitiva das matérias-primas essenciais para a sustentabilidade energética e ambiental da Europa?

Para garantir uma cadeia de valor sustentável e competitiva para as matérias-primas essenciais a UE está a implementar diversas estratégias. Em primeiro lugar, procura-se a diversificação das fontes de matérias-primas, reduzindo a dependência de uma única fonte e promovendo a produção interna dentro da UE. A reciclagem e a economia circular também desempenham um papel crucial, recuperando e reutilizando matérias-primas de produtos habitualmente considerados resíduos, minimizando assim o impacto ambiental. O investimento em inovação e tecnologia é outra prioridade, visando desenvolver tecnologias mais eficientes e sustentáveis para a extração, processamento e utilização de matérias-primas. Além disso, é fundamental implementar sistemas de rastreabilidade e transparência na cadeia de fornecimento, garantindo que as matérias-primas sejam produzidas de forma ética e sustentável. Por fim, promove-se o desenvolvimento sustentável nas comunidades afetadas pela extração e produção de matérias-primas, assegurando benefícios económicos justos e mitigando impactos negativos. Ao integrar essas medidas em políticas abrangentes de sustentabilidade e desenvolvimento industrial, a UE avança rumo a uma economia mais verde e competitiva.

O que é que poderá representar, para o negócio das empresas, uma gestão responsável que tenha em conta, para além da sua sustentabilidade económica, a sustentabilidade ambiental e social da sua atividade?

A adoção de práticas de gestão responsável não só fortalece a reputação e a imagem da marca das empresas, mas também as diferencia competitivamente. Num mundo onde os consumidores estão cada vez mais conscientes das questões ambientais e sociais, demonstrar um compromisso genuíno com a sustentabilidade é fundamental para conquistar a sua preferência. Além disso, a gestão responsável não só contribui para a redução dos custos operacionais a longo prazo, através de práticas sustentáveis como a eficiência energética e a redução de resíduos, mas também atrai investidores que valorizam a sustentabilidade, facilitando o acesso a capital. A preocupação com o ambiente e a responsabilidade social também desempenham um papel importante na atração e retenção de talentos qualificados e motivados. Não obstante isso, uma abordagem proativa à gestão ambiental, social e ética não só ajuda a mitigar riscos legais, regulatórios e de reputação, mas também fortalece as relações com clientes, fornecedores e comunidades locais. O envolvimento ativo e o compromisso com a sustentabilidade podem criar relações mais sólidas e duradouras com todas as partes interessadas e contribuir para o sucesso a longo prazo e a resiliência do negócio num mundo em constante mudança.

"A preocupação com o ambiente e a responsabilidade social desempenham um papel importante na atração e retenção de talentos qualificados e motivados"

Quais são as principais vantagens e oportunidades da transição das empresas para uma forma de estar e agir mais sustentável em termos ambientais? Qual é o apoio que a Mazars lhes pode dar para facilitar esse caminho e garantir que nada é deixado para trás?

A Mazars, com a sua linha de Sustainability Services, com profissionais experientes, pode oferecer apoio e consultoria para ajudar outras empresas a adotarem uma abordagem mais sustentável, não só em termos ambientais, mas da sustentabilidade como um todo, integrando estas questões nas estratégias de negócio das organizações, sejam elas grandes empresas ou PME. Oferecemos uma abordagem 360º, para apoiar os nossos clientes e todas as suas necessidades, tanto estratégicas e de planeamento como de gestão, avaliação e comunicação do seu desempenho. Os nossos serviços estão organizados em quatro áreas: estratégia, carbono, cadeia de valor e formação.

Com esta oferta de serviços e apoio especializado tailor made, a Mazars pode ajudar as empresas a iniciar ou a melhorar a sua jornada de sustentabilidade. Não basta não fazer mal, é preciso ajudá-las a “fazer o bem para o mundo”.

O objetivo das zero emissões líquidas implica uma mudança global de mentalidades e comportamentos em relação à forma como se produz e usa a energia, se utiliza e descarta os resíduos, se encara e protege os ecossistemas, utiliza e gere a água e diminui as emissões de gases com efeito de estufa. Como é que isso se pode fazer sobretudo na situação atual do mundo, com vários conflitos a afetar a economia global?

Promover uma mudança global em direção à sustentabilidade ambiental, numa altura em que atravessamos conflitos e crises económicas, é desafiador, mas possível com uma abordagem abrangente e colaborativa integrada que envolva todos os sectores da sociedade. Estas estratégias implicam investir em educação ambiental, implementar políticas de incentivo e regulamentação, promover inovação tecnológica, fomentar a colaboração internacional, desenvolver resiliência e adaptação e envolver ativamente a sociedade civil. Apesar dos obstáculos, a sustentabilidade ambiental pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento económico resiliente e contribuir para a paz e estabilidade a longo prazo.