MENU
dossiê promocional
sustentabilidade ambiental | casos de sucesso

Um caso de sucesso no sector das águas minerais

Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique

A Água Monchique foca-se na inovação e sustentabilidade para sustentar o seu crescimento em Portugal e na exportação





Omercado de águas minerais engarrafadas está a sofrer uma transformação significativa, impulsionada principalmente pela busca por soluções de packaging mais sustentáveis e inovadoras e pela crescente procura dos consumidores por produtos que impactem positivamente a sua saúde e a do planeta.

Nesta conjuntura, a Água Monchique é exemplar. É uma marca que tem conquistado consumidores através de uma abordagem singular, que combina uma água com uma composição físico-química ímpar, onde se destaca o pH de 9,5, com uma unidade fabril tecnologicamente avançada, o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e inovadoras e o envolvimento genuíno com a comunidade. “Num mundo onde os recursos são limitados, a sustentabilidade não é apenas uma escolha, é a única via para garantirmos o futuro”, defende Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique, acrescentando que esta visão se reflete “na gestão diária da empresa, desde o uso responsável dos recursos naturais até a implementação de estratégias económicas e sociais sustentáveis”.

Alcançar a liderança do mercado das águas minerais em Portugal é uma ambição que motivou a Água Monchique, em 2020, a fazer um investimento significativo na unidade fabril, de cerca de 8,5 milhões de euros, que permite hoje à empresa captar, engarrafar e comercializar 130 milhões de litros de água, empregar 87 pessoas e ter já atingido o 2.º lugar em valor de market share.

O mercado nacional tem sido a grande aposta da empresa. Com a presença desta água mineral natural alcalina, proveniente das profundezas da serra de Monchique, no Algarve, em todos os grandes operadores nacionais, aponta agora a sua estratégia de crescimento para mercados externos, onde é fortemente apreciada.

€8,5

MILHÕES
Investimento na unidade fabril em 2020

Segundo Vítor Hugo Gonçalves, a estratégia da marca tem estado muito focada no mercado nacional, “onde consolidámos a nossa presença e crescemos de forma muito sólida. Em termos internacionais, temos estado a crescer nos mercados onde estamos representados, mas temos também alargado a nossa presença a novas localizações. Por exemplo, no segundo semestre de 2023 passámos a ter presença no Texas, na cadeia americana Central Market. Atualmente estamos presentes em 21 geografias, o que demonstra a globalidade crescente da nossa marca”, explica.

O envolvimento com a comunidade tem sido também uma peça-chave no sucesso. A empresa não é apenas uma produtora de água. É uma parte integrante da comunidade local, com a responsabilidade acrescida de ser a maior empregadora privada do concelho de Monchique e uma das mais destacadas da região do Algarve. Parcerias com organizações sociais, culturais e desportivas demonstram o compromisso genuíno com o desenvolvimento da região, sustentado no impacto positivo que a empresa tem na vida local.

Inovação e design são outros elementos que catapultaram a marca para o sucesso. Embalagens modernas e elegantes, aliadas a campanhas de marketing criativas e envolventes, que destacam a sua história e as suas características únicas, e a participação em eventos que promovem um estilo de vida saudável são elementos que agregam valor à marca, criando uma conexão emocional com os consumidores, os “Monchique Lovers”, e mantendo a marca relevante e conectada.

A apreciação nacional e internacional é o resultado do trabalho e da qualidade da Água Monchique. Prémios e certificações atestam a qualidade superior do produto. A presença em mercados globais expandiu a influência da marca, transformando-a numa embaixadora do made in Portugal em todo o mundo. “Mas o reconhecimento dos nossos consumidores é o nosso maior prémio”, diz ainda Vítor Hugo Gonçalves.