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Transformação Digital para um futuro diferente

Será que o novo normal passará pela existência de mais equipas em trabalho remoto e por ferramentas digitais mais eficientes, rápidas e simples de usar?

Texto: José Miguel Dentinho



A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de negócio das empresas. Trata-se de um processo que terá como consequência a mudança da forma como cada uma opera e entrega valor aos seus clientes. Em sentido mais vasto, implica a mudança cultural, organizacional e operacional de empresas, grupos ou sectores da economia através da integração inteligente de processos, competências e tecnologias digitais.

Evolução inteligente

Na verdade, a transformação digital não diz respeito apenas a disrupção, tecnologia e inovação. É muito mais do que isso. É uma evolução inteligente orientada para as pessoas, um processo de adaptação e otimização que gira em torno destas para criar valor. Implica também a procura de inovação, a experimentação, o desafio constante ao status quo, mas também a aceitação do fracasso, a constante procura de novos caminhos para encontrar soluções, a resiliência. Em princípio, deverá decorrer de forma faseada em todos os níveis e funções das empresas.

Uma estratégia de comunicação digital sólida envolve muito mais do que adicionar conteúdos online, como posts nas redes sociais

O processo não começou a decorrer desde que se iniciou a pandemia. Estava, sim, a avançar há alguns anos, um pouco por todo o mundo. O que a política de confinamento fez foi aumentar a necessidade de digitalização das organizações, principalmente para facilitar o dia a dia de trabalho das suas equipas deslocalizadas por causa da pandemia e, por consequência, os investimentos nesta área. Mas os que está a ser feito em transformação digital procura muito mais do que suprir as necessidades de comunicação das pessoas e das empresas umas com as outras e com fornecedores e clientes, de forma fluida e fácil através dos meios digitais. Procura também que isso decorra de forma segura, algo essencial nos dias que correm, e identificar e implementar sistemas para tornar os processos burocráticos das organizações mais simples, ágeis e eficientes. Até agora eram muitas vezes demasiado demorados, porque implicavam patamares de aprovação físicos diversificados, de pessoas que nem coabitavam nos mesmos edifícios.

As empresas estão também a procurar usar a transformação digital para automatizar os seus sistemas, poupar dinheiro, impulsionar a inovação e, naturalmente, expandir os seus negócios.

A transformação digital constitui uma oportunidade para as empresas se manterem competitivas nos mercados onde atuam

Serviço distinto

Uma empresa pode assumir a transformação digital por vários motivos. Mas, de longe, o mais provável é ser uma questão de sobrevivência. Na esteira da pandemia, a capacidade de as organizações se adaptarem rapidamente às interrupções da cadeia de fornecimento, às pressões do tempo necessário para chegar ao mercado e às mudanças rápidas nas expectativas dos clientes é cada vez mais crítica.

Para se prestar um bom serviço é necessário conhecer os gostos e necessidades dos clientes e estar preparado para antecipar ou responder rapidamente às suas solicitações e anseios, proporcionando-lhes a melhor experiência possível no seu relacionamento com a empresa. Isto significa, por exemplo, que uma estratégia de comunicação digital sólida envolve muito mais do que adicionar conteúdos online, como posts nas redes sociais. Precisa de ter em conta a forma como a empresa e as suas marcas se querem relacionar com os outros, incluindo os seus clientes, os consumidores e o público em geral, e depende, entre outras, das capacidades digitais das suas equipas para escolher, por exemplo, quais as plataformas a usar para comunicar.

Se considerarmos que a crise exigiu que as equipas de muitas entidades culturais assumissem responsabilidades por processos digitais sem terem sido treinadas para isso, verifica-se, desde logo, que há uma necessidade emergente de instituições culturais, como os museus, serem capazes de desenvolver essas capacidades. O mesmo acontece provavelmente com muitas empresas dos sectores primário, industrial e dos serviços.

Embora a aceleração da transformação digital seja evidente e, com isso, cresça a necessidade de haver mais alfabetização digital e melhoria das capacidades das pessoas, de empresas e instituições para que possam ser incorporadas mais práticas digitais, nem sempre será simples definir o que tem de ser feito e a forma como o poderá ser caso a caso, ou seja, empresa a empresa, equipa a equipa, pessoa a pessoa, para que cada organização consiga, com a sua transformação digital, atingir os objetivos pretendidos.

Hoje podemos dizer que existiu um mundo antes da pandemia causada pela Covid-19 e haverá outro a partir daqui

Criação de valor

Hoje podemos dizer que existiu um mundo antes da pandemia causada pela covid-19 e haverá outro a partir daqui. Ao nível do ambiente, da saúde, da forma como se encara o trabalho. O confinamento de muitas pessoas em todos os países do mundo fez despertar ainda mais, em cada um de nós e nas próprias empresas, a necessidade de transformação digital.

É uma evolução inteligente orientada para as pessoas, um processo de adaptação e otimização que gira em torno destas para criar valor? A transformação digital constitui uma oportunidade para as empresas otimizarem processos, reduzirem custos, aumentarem as receitas e manterem-se competitivas nos mercados onde atuam. Não é apenas uma tendência. É também uma garantia de sobrevivência num mercado global onde surgem novos desafios. Por isso é hora de as empresas alinharem as suas estratégias, criarem vantagens competitivas e olharem para as soluções tecnológicas como uma alavanca para os seus negócios.