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especial transformação digital | casos de sucesso

O Programa Country Digital Acceleration, da Cisco, na transformação de Portugal

Presente em Portugal desde 1995, a empresa tem um longo histórico de inovação e parceria com o nosso país



A situação de pandemia trouxe a certeza daquilo que era já uma tendência. Estamos perante uma transição sem precedentes para uma economia mais digital. A alteração de hábitos e a digitalização de processos vieram para ficar, com a inovação tecnológica a assumir um papel fundamental na recuperação da economia.

Estudos como o DESI 2020 indicam que é urgente aumentar a literacia digital dos cidadãos e promover uma maior adoção de tecnologia por parte das empresas. Portugal tem uma oportunidade histórica para se transformar, e contará, nos próximos anos, com a confluência de vários programas de financiamento da União Europeia (UE), com níveis de investimento sem paralelo. Presente em Portugal desde 1995, a Cisco tem um longo histórico de inovação e parceria com o nosso país. Em 2018, partilhando a visão da relevância estratégica da agenda digital, assinou um memorando de entendimento com o Governo português, que constituiu a base do programa Country Digital Acceleration (CDA), alinhado com as prioridades nacionais, incluindo o Plano de Ação para a Transição Digital. Esta iniciativa global da Cisco, atualmente presente em 40 países, visa acelerar a transformação digital das comunidades onde atua.

O programa CDA providencia uma estrutura de planeamento e execução local, incluindo a disponibilização de recursos e financiamento, reforçando assim a capacidade de agir, diretamente e através do ecossistema de parceiros, na concretização de projetos transformacionais em domínios onde a Cisco aporta valor pela sua especialização e experiência.

São exemplos a evolução para modelos híbridos de trabalho e ensino; a monitorização e o controlo da performance aplicacional e da experiência dos serviços digitais; a adoção, de forma progressiva e segura, de modelos multicloud, com as ferramentas de orquestração e gestão adequadas para assegurar a necessária visibilidade e flexibilidade; a proteção das pessoas, dos recursos e dos dados das crescentes ameaças de cibersegurança; a modernização das infraestruturas digitais, com a evolução para arquiteturas software-defined, e a introdução de inteligência artificial e automação.

Um dos eixos centrais do CDA é o apoio a projetos de transformação digital

Formação e apoio a novos projetos

Um dos principais objetivos deste projeto é o desenvolvimento das competências digitais. Só ao longo do último ano a empresa contribuiu para a capacitação e requalificação profissional de mais de oito mil pessoas em Portugal, através do programa Cisco Networking Academy®.

Outro dos eixos centrais do CDA é o apoio a projetos de transformação digital, até agora mais de 40, em parceria com clientes, parceiros e academia, promovendo a modernização e a competitividade do país. São complementados com o conhecimento das melhores práticas internacionais, e a Cisco pretende replicar estes projetos para transformar com agilidade e impacto.

Também no sector da saúde a transformação digital deverá ser uma prioridade. Prevê-se uma procura crescente e a necessidade de diversificar os serviços, em linha com uma maior personalização e descentralização na prestação dos cuidados de saúde. Torna-se assim imperioso adotar modelos de entidades independentes como o HIMSS, que atestam a maturidade digital das instituições numa ótica de relação direta com a qualidade dos serviços de saúde prestados. Para além disso, o INFRAM, que define a arquitetura da infraestrutura digital, ganha uma relevância particular, porque está na base de todos os restantes modelos de adoção digital.

Outra das áreas estruturais de atuação inclui a valorização do território, diminuindo as assimetrias entre o interior e o litoral, que se fará necessariamente através da dimensão digital, através do investimento em infraestruturas disponibilizadas, de forma ubíqua e acessível a toda a população e tecido empresarial, numa lógica de serviços partilhados de TI que sirvam as regiões.

A palavra “digital” já não pertence ao imaginário do futuro

Centro de Customer Experience em Portugal

Sendo um dos pilares da presença e do plano de investimento da Cisco em Portugal, a empresa continua a expandir o Centro de Customer Experience (CX), inaugurado em 2019, que presta serviços a toda a região EMEAR (Europa, Médio Oriente, África e Rússia). Já foram recrutados para este Centro mais de 170 engenheiros, metade dos quais portugueses, tendo sido criados centros de excelência em áreas como o data center, redes digitais e cibersegurança, que procura também colocar ao serviço da transformação digital de Portugal.

A presença e o investimento da Cisco em Portugal passam não só pelo apoio à transformação digital dos seus clientes, mas também pela valorização do ecossistema de parceiros, promoção do emprego qualificado, apoio ao empreendedorismo de base digital e capacitação da população. A palavra “digital” já não pertence ao imaginário do futuro. Está aqui, acontece agora e o compromisso da Cisco com o ecossistema digital português é agir com sentido de urgência e como catalisador na adoção criteriosa de tecnologia e na inovação de base tecnológica, contribuindo para a mobilização de todos os agentes nacionais necessários para uma transformação com impacto e sustentável, para benefício de todos.

António Feijão (afeijao@cisco.com),
Business Development Manager da Cisco Portugal