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especial transformação digital | casos de sucesso

O digital é hoje

Fernando Félix, CEO da Webcomum

Como é que a Corticeira Amorim e o Grupo MCoutinho deram um passo gigante na digitalização dos seus negócios? Saiba como sectores tão diferentes e com necessidades tão distintas apostaram com sucesso na transformação digital



O rumo inovador do digital começou a ser construído pela Webcomum há 15 anos. A empresa conta hoje com uma equipa de 35 profissionais reconhecidos em desenvolvimento web, UX design e marketing digital. “Esta polivalência, obtida enquanto agência, permitiu-nos trabalhar ao longo dos anos com diversos sectores e mercados e inclui parcerias com mais de 10 anos”, explica Fernando Félix, CEO da empresa.

Vanguarda da tecnologia

Dá, como primeiro exemplo, o sector da cortiça, contando a história do desafio que a Amorim Cork Flooring lançou à Webcomum de gerir a informação de toda a sua gama de produtos num único local e ao mesmo tempo. Para que isso acontecesse, era essencial mantê-la atualizada em três websites de marcas diferentes, que têm presença em 14 países, que falam 13 idiomas. “Com o crescimento do digital, as empresas procuram estar na vanguarda da tecnologia e a Amorim Cork Flooring quis ser pioneira”, explica Fernando Félix, acrescentando que a criação de um Product Information Management (PIM) foi a solução encontrada, após um período de algumas semanas de consultoria e análise pelas várias equipas envolvidas.

O PIM foi desenvolvido com vários níveis de acesso, permitindo a ligação entre as várias equipas e um efeito sinérgico que resultou no contributo de todas, na mesma plataforma, com informação sobre os produtos atualizada em tempo real. A integração direta com o SAP ERP, onde a informação dos produtos é mantida e gerida a nível comercial, permitiu que todas as leads geradas nos vários websites fiquem registadas no PIM, que, por sua vez, comunica diretamente com o CRM para gestão das equipas de vendas. “Através deste sistema, a Amorim Cork Flooring viu o seu tempo de gestão em back-end ser reduzido substancialmente, com toda a informação a estar acessível, com atualizações em tempo real para todos os intervenientes”, explica Fernando Félix.

Estar na vanguarda do digital passa por transformar desafios em soluções para os negócios

Autonomia total

Numa outra realidade encontra-se o sector automóvel, onde o consumidor procura, cada vez mais, processos simplificados e total autonomia. Para responder a este anseio, o Grupo MCoutinho quis tornar a experiência dos seus clientes única.

Em parceria com a Webcomum, criou um Portal de Marcações Online. Integrado no seu website principal e suportado por tecnologia em tempo real, permite consultar os sistemas da empresa e facilita o processo de marcação. Para além disso, dispensa a instalação de aplicações e a criação de acesso em área reservada. Os clientes podem selecionar os serviços pretendidos, escolher uma das 19 oficinas da empresa ou da sua rede de reparadores e agendar o dia e hora de forma simples, rápida e autónoma. Projetos diferentes, necessidades diferentes, um objetivo comum: estar na vanguarda do digital. “Como o digital é hoje, a Webcomum está pronta e de braços abertos para transformar desafios em soluções para os negócios”, afirma Fernando Félix.