MENU
dossiê promocional
especial imobiliário
e eficiência energética | PAINEL DE NOTÍCIAS

Iberdrola inaugura casa Sustentável


A IBERDROLA INAUGUROU em Matosinhos uma infraestrutura rotativa assente num modelo de sustentabilidade energética e completamente adaptada à mobilidade elétrica. É movida a energia verde e está ligada a sistemas de inteligência artificial e de internet of things, permitindo antever o que será uma casa num futuro próximo.

Com tecnologia portuguesa patenteada em 77 países, esta casa inspira-se no movimento do girassol, rodando para criar zonas de sombra no verão, aumentar a exposição solar no inverno e potenciar a eficiência energética. Ou seja, este edifício inteligente acompanha o sol enquanto produz energia limpa através de painéis fotovoltaicos, oferecendo espaços dinâmicos, totalmente adaptáveis a quem os utilizar.

Para provar a eficácia quotidiana de soluções energéticas verdes, a Iberdrola adaptou o protótipo de casa a uma smart store, apostando na demonstração de opções de energia solar e mobilidade elétrica verde.

Instalou painéis solares, que fornecem energia a toda a infraestrutura, desde a sua rotação a todos os equipamentos e aplicações tecnológicas no seu interior, instalando também cinco postos de carregamento de viaturas elétricas no exterior, cuja exploração se estende durante um período de 10 anos.

No interior do edifício encontram-se aplicações tecnológicas de ponta, alimentadas com energia proveniente de fontes renováveis, como, por exemplo, um sistema de monitorização por wi-fi do perfil de consumo e produção e uma app wallbox, que permite gerir remotamente as sessões de carregamento e consultar as estatísticas de consumo.