MENU
dossiê promocional
especial imobiliário
e eficiência energética | PAINEL DE NOTÍCIAS

MONAE, certificação energética marca a diferença

Mário Nascimento, responsável da empresa


NO MERCADO HÁ MAIS DE TRÊS DÉCADAS, a MONAE é especialista no sector da caixilharia (janelas de alumínio e PVC) e estores de vários tipos. De origem familiar, a empresa liderada por Mário Nascimento não tem deixado os seus créditos em mãos alheias e, fruto do investimento na inovação e na formação e especialização da sua equipa de colaboradores, ostenta a bandeira da certificação energética para o fabrico e montagem de produtos.

Esta é, aliás, uma característica que Mário Nascimento considera ser cada vez mais uma peça essencial neste tipo de atividade, porque, explicou, “os clientes estão mais conscientes e preocupados com a eficiência energética das suas casas e com o ruído. Já não querem apenas colocar só uma janela nova. Querem que esta cumpra as especificações técnicas que lhes permitam ter alguma poupança energética, por exemplo”, explica o responsável.

Para esta nova realidade têm contribuído também os apoios estatais, como o Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis. “Têm sido uma boa alavanca para este tipo de produtos”, revela Mário Nascimento, que tem a sua empresa na lista das entidades certificadas do Sistema de Certificação Energética de Edifícios para prestar este tipo de serviço.

A pensar nas necessidades destes “novos” clientes, mais atentos à eficiência energética, e na evolução que os próprios produtos, seja o alumínio, o PVC ou os próprios vidros, têm tido ao longo dos anos, a MONAE não descura a formação certificada dos seus técnicos. Ou não fosse o lema da empresa vender serviços e não apenas produtos.

Instalada na Cruz de Pau, Seixal, e com fábrica própria na mesma zona, a MONAE acaba por ter atividade a nível nacional, apesar de 60 % do seu mercado estar na Margem Sul. A zona de Lisboa concentra entre 20% e 30% dos clientes e o restante país 10%. O perfil de clientes é maioritariamente residencial, mas a construção civil também tem um peso relevante no negócio da empresa, dependendo dos anos. Para qualquer destes sectores a aposta é a mesma: “Produtos e serviços à medida do cliente”, frisou Mário Nascimento. Neste momento já estão a preparar o próximo ano “com novos produtos para o mercado cada vez mais exigente”, concluiu.