MENU
dossiê promocional
especial imobiliário
e eficiência energética | PAINEL DE NOTÍCIAS

Negócios imobiliários revitalizados


O PORTAL DE IMOBILIÁRIO IMOVIRTUAL divulgou recentemente um estudo, desenvolvido junto dos seus clientes profissionais, no qual analisa as expectativas de evolução dos negócios de compra e venda de casas em Portugal. Os dados referem-se ao comparativo entre os meses de abril de 2020 e maio de 2021 e, de uma forma global, as perspetivas de dinamização do sector na fase pós-desconfinamento são positivas.

Por exemplo, em maio deste ano as expectativas de 53,2% dos profissionais do sector imobiliário inquiridos são de que os negócios aumentem. 36,7% afirmam que vai aumentar até 25% e 16,5% respondem mais de 25%, num total de 53,2%. Esta percentagem representa uma evolução significativa relativamente a abril de 2020, ponto alto do primeiro confinamento, mês em que 48,9% dos inquiridos afirmaram não ter realizado transações imobiliárias.

Por outro lado, ainda em maio, 13,9% dos negócios aumentaram as suas transações e 31,7% mantiveram-nas, o que demonstra um aumento e estabilização progressivos, em paralelo com a diminuição também progressiva dos que fizeram poucas ou nenhumas transações.

A grande maioria dos profissionais inquiridos em maio (66,7%) acredita que os preços do imobiliário vão manter-se nos próximos três meses, contra 20,9% que acredita que os valores deverão subir nos próximos tempos.

Relativamente ao número de clientes compradores, 28,5% dos profissionais inquiridos destaca um aumento do interesse em comprar durante o mês de maio, comparativamente a fevereiro de 2021, que registou 16,3%. Já 38,7% dos profissionais indicam que o interesse dos clientes compradores se manteve e 31,1% referem que diminuiu.