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especial gestão de pessoas | entrevista

“O trabalho deve começar dentro de casa, de pessoas para pessoas”

Nelson Lopes, CEO da Sodexo

Responsável pela gestão do subsídio de refeição de aproximadamente 200 mil colaboradores, de cerca de 12 mil empresas, a Sodexo continua a procurar novas soluções para estar ao lado dos clientes. Para isso conta com uma equipa multidisciplinar que está no centro da ação e que colocou a empresa na lista das 20 Empresas mais Felizes de Portugal.



Uma das máximas que a Sodexo ostenta é “não temos empregados, temos team members”. Como se materializa este vosso posicionamento?

Melhorar a qualidade de vida não é apenas um sonho. Para o grupo Sodexo, é uma missão. Acreditamos que a qualidade de vida ajuda a manter as pessoas saudáveis, felizes e motivadas ao longo da vida. Acreditamos que ajuda as organizações a serem mais eficientes e produtivas.

Trabalhamos em equipas multidisciplinares, de forma muito próxima, e os resultados finais são sempre obra da equipa no seu todo. A nossa ambição é impactar positivamente um bilião de consumidores em todo o mundo, por isso o trabalho deve começar dentro de casa: de pessoas para pessoas.

Quais as principais preocupações da Sodexo na gestão dos seus recursos humanos?

Promovemos um local de trabalho onde as pessoas podem inventar, inspirar, liderar, aprender e criar um amanhã melhor. A felicidade de todos os membros da equipa que colabora connosco está no centro de tudo o que fazemos. A nossa happiness manager, Margarida Woodward, juntamente com a direção, tem vindo a desenhar e a implementar programas de saúde e bem-estar para todos. Promovendo o equilíbrio da vida pessoal-profissional, estimulando a mobilidade e criando interação e agile thinking estimula-se o compromisso e a performance e ainda contribuímos para uma mudança no estilo de vida das pessoas. O objetivo é envolver toda a equipa numa experiência e cultura que lhe permita crescer com e na Sodexo. O facto de estarmos entre as 20 empresas mais felizes de Portugal reforça o nosso posicionamento e indica-nos que estamos no bom caminho.

O que é a Sodexo e qual o balanço da operação em Portugal?

Temos vindo a crescer de forma sustentada desde que iniciámos a atividade, em 2015, através da área de negócio dedicada a benefícios e incentivos, com o cartão de refeição Sodexo Refeição Pass – uma solução segura e fácil para disponibilizar o benefício de subsídio de refeição aos colaboradores das empresas clientes. É apoiado por uma app que permite, por exemplo, consultas de saldo e pagamentos online na rede Sodexo.

Disponibilizamos ainda ferramentas digitais, como o Portal Sodexo, onde as empresas conseguem gerir os seus serviços de uma forma fácil e cómoda. Atualmente, mais de um milhão de portugueses já usufruem de subsídio de refeição pago pela sua entidade patronal em cartão refeição ou título refeição.

Além da equipa, em que estão focadas as vossas apostas empresariais?

Na Sodexo a experiência começa com os nossos colaboradores e estende-se aos stakeholders.

Promovemos uma interação próxima e direta com os clientes, consumidores e parceiros, para que estes não sejam reféns de processos demasiado complexos. O subsídio de refeição é um benefício extrassalarial, um apoio essencial ao suporte das despesas relacionadas com refeições durante o período efetivo de trabalho e que, por sua vez, aumenta o rendimento disponível dos trabalhadores.Por isso apostamos na equipa de customer experience, que constitui o eixo principal da estratégia de comunicação da empresa com os seus clientes, parceiros e consumidores, e que em 2019 irá atuar em torno da inovação, da modernidade e do digital.

Este ano, o nosso objetivo é tornar o cliente capaz de gerir, de forma fácil, segura e autónoma, o subsídio de refeição. Está em finalização a criação de um portal online que vai permitir realizar as operações de gestão relacionadas com o subsidio de refeição e cartões Sodexo Refeição Pass, possibilitando maior rapidez e autonomia e, sobretudo, maior qualidade no serviço prestado, a par de um maior controlo e rigor nas operações associadas ao cartão de refeição Sodexo.