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EY identifica falta de competências digitais

A EY LANÇOU RECENTEMENTE o Observatório EY: Portugal Digital e concluiu que as empresas portuguesas estão preocupadas com a falta de recursos humanos com competências digitais. Esta análise concluiu, por exemplo, que quem lidera empresas ou desempenha cargos relacionados com a área digital está preocupado com esta questão. Por exemplo, 74% dos inquiridos afirmaram enfrentar problemas graves de falta de recursos humanos com as competências necessárias para dar resposta aos desafios colocados pela revolução digital. A juntar a isto referem também o atraso da economia nacional relativamente a outros países e 79% dos líderes de opinião na área do digital preocupam-se com a falta de investimento das empresas na experiência digital dos clientes. Por outro lado, 74% consideram que os gestores de topo não têm conhecimento suficiente sobre experiências digitais para poderem identificar as oportunidades de mercado e, posteriormente, definirem estratégias de sucesso suportadas no digital.

O Observatório EY: Portugal Digital também avaliou os hábitos digitais dos consumidores e concluiu que 86% por portugueses usam smartphones ou tablets na rua, na casa de banho e enquanto veem televisão. Aliás, 28% assumem-se dependentes dos smartphones, com destaque para os consumidores mais jovens. Globalmente, os consumidores são mais exigentes no que diz respeito às suas experiências digitais, e apenas 32% avaliam positivamente a experiência digital na relação com o Estado e serviços públicos. Destaque, pela positiva, para a relação online com a Administração Tributária, avaliada positivamente por 46% da amostra do estudo.