MENU
dossiê promocional
especial gestão de pessoas | bolsa de negócios

isag-ebs

A gestão de pessoas como fator de sucesso nas empresas

Elvira Vieira, diretora geral do ISAG – European Business School

Num contexto económico global altamente competitivo, as empresas e os seus líderes enfrentam um dos maiores desafios da atualidade: a gestão de pessoas.


ESTA ATIVIDADE, QUE NÃO DEVE SER CONFUNDIDA com o departamento de recursos humanos, mas antes interpretada como um conceito complementar, assume um papel absolutamente essencial no sucesso de um negócio. Seja qual for o setor de atividade da empresa, o seu líder deve estar preparado para exercer a gestão de pessoas diariamente, necessitando para isso de desenvolver um conjunto de competências sociais e pessoais – aquilo a que chamamos de inteligência emocional ou soft skills.

Manter a harmonia junto das suas equipas, identificar o potencial de cada colaborador e direcionar eficazmente tarefas e responsabilidades, oferecer feedback, fortalecer os canais de comunicação e inspirar e motivar os seus colaboradores são as principais responsabilidades do novo gestor de pessoas.

Atento a esta tendência e necessidade do tecido empresarial, o ISAG – European Bussiness School implementou um projeto pioneiro em Portugal de desenvolvimento de competências sociais e emocionais gratuito e complementar à formação especializada, disponível para toda a comunidade académica da instituição. O programa tem como principal objetivo estimular novos hábitos e rotinas ligadas às áreas do desporto, bem-estar, arte e cultura. De acordo com a Elvira Vieira, diretora geral do ISAG – European Business School, “através da promoção de um estilo de vida mais saudável, ao nível físico e emocional, pretende-se desenvolver características como criatividade, empatia, capacidade de liderança e de trabalho em equipa, técnicas de resistência ao stress e concentração, cada vez mais determinantes para o sucesso de um profissional, bem como de um negócio”.