MENU
dossiê promocional
especial gestão de pessoas | painel de notícias

Happiness Works avalia felicidade empresarial

DIVULGADO RECENTEMENTE, o estudo Happiness Works 2019 voltou a identificar as áreas da comunicação e da informação, da indústria e da construção e imobiliário como aquelas onde os índices de felicidade dos trabalhadores portugueses são mais elevados.

Este ano envolvendo a participação de 5219 profissionais, o estudo Happiness Works, um projeto desenvolvido desde 2012 pela consultora Lukkap, com o apoio da EXAME, avalia anualmente o nível de felicidade das empresas, tendo em conta os indicadores de felicidade na organização e na função, o envolvimento dos colaboradores, bem como o seu nível de felicidade.

Na edição deste ano, que envolveu um conjunto de 11 setores (comunicação e informação; indústria; construção e imobiliário; indústrias criativas; turismo, restauração e lazer; consultoria e ensino; financeira e seguros; comércio por grosso e a retalho; transportes e logística; saúde e apoio social; Estado), destaque para a subida das indústrias criativas (4.º) e do turismo e restauração (5.º), que registaram as melhores posições desde 2017, ano em que começaram a fazer parte desta lista.

Em contrapartida à subida do índice de felicidade nestes setores, outros houve que reduziram este indicador. Foi o caso da área da saúde e apoio social, que teve a maior descida face ao ano passado, pois passou da 4.ª posição para a 10.ª em 2019. No último lugar neste ranking de felicidade continua a manter-se, à semelhança dos últimos anos, o Estado.

A sustentabilidade e a segurança foram dois dos fatores mais destacados no caso da função, enquanto para a avaliação da felicidade na organização se destacaram o reconhecimento, a confiança e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.