MENU
GUIA VISÃO
VINHOS 2019 OS MELHORES DO ANO

glossário



ACIDEZ

■ É importante para o equilíbrio e conservação do vinho. Quando a acidez é baixa, os vinhos tornam-se desinteressantes; em excesso, a acidez deixa uma sensação áspera na boca.

BARRICA

■ Designação dada a um barril, geralmente de madeira de carvalho, com a capacidade média de 225 litros, usado durante a fermentação ou estágio.

CARÁTER

■ Termo usado para designar a “personalidade” de um bom vinho. Conjuntos de características especiais que permitem distingui-lo dos demais.

CASTA

■ Nome usado para designar as videiras que apresentam um conjunto de características comuns. Uma casta em solos e climas diferentes origina vinhos diferenciados, apesar de alguns componentes aromáticos próprios da casta se manterem.

CHEIO

■ Termo usado para designar um vinho com muito corpo, de estrutura forte e com caráter. Diz-se de um vinho pujante, pastoso, espesso e que enche a boca.

CORPO

■ Termo que descreve a sensação de peso e de consistência do vinho na boca, indicando que possui estrutura e caráter.

FINAL DE BOCA

■ Diz-se do gosto ou da sensação final que o vinho deixa na boca, depois de provado. Pode ser um final curto ou longo, conforme esse gosto ou sensação permaneça durante mais ou menos tempo.

LONGO NA BOCA

■ Diz-se de um vinho cujas propriedades aromáticas se manifestam, prolongadamente, no paladar e na via retronasal, mesmo depois de ser engolido.

PERSISTÊNCIA

■ Duração das sensações deixadas pelo vinho no nariz e na boca, após ser deglutido ou cuspido. Normalmente, quanto maior o tempo de persistência, melhor é o vinho.

TERROIR

■ Termo de origem francesa que traduz a influência de diversos fatores na qualidade das uvas das vinhas: solos, clima ou microclima, casta, meio ambiente...

Fonte: Instituto da Vinha e do Vinho





PUB